quarta-feira

Timóteo de Listra (vale mais tarde que nunca)

Timóteo de Listra

Paulo está nas cidades de Derbe e Listra em Actos 16. Em listra encontramos um quadro familiar e de amizade em volta de Timóteo. Ele é um discípulo de Listra. Os pais de Timóteo não são apresentados pelo nome mas são referidos pela sua origem religiosa e cultural; a mãe judia crente e o pai grego. Timóteo nasce num contexto multicultural e apesar disto é cristão. Todos os irmãos de Listra e de Icónio diziam bem de Timóteo.

A circuncisão de Timóteo dá-se “por causa dos judeus existentes naquelas regiões pois todos sabiam que o pai dele era grego”. É reafirmada a origem multicultural e religiosa de Timóteo. Este acompanha Paulo na 2ª viagem missionária e ao passar pelas cidades “recomendavam aos irmãos que cumprissem as decisões tomadas pelos Apóstolos e pelos Anciães de Jerusalém”(Act 16,4).

A presença de Timóteo é subentendida quando à referência a Paulo e Silas. Timóteo surge-nos em Act 17, 14-15 em Bereia onde Paulo é aconselhado a partir e separa-se de Silas e Timóteo que posteriormente serão referência e equipa na missionação. Estes reencontram-se com Paulo em Corinto, Act 18, 5 depois de passarem pela Macedónia. É por isso que posteriormente, em Act 19, 22 Timóteo e Erasto são chamados auxiliares para irem à Macedónia. A última referência a Timóteo é a sua deslocação a Tróade acompanhado por mais seis representantes das comunidades, em Act 20,4.

Nenhum comentário: