sábado

ACTOS DOS APÓSTOLOS - Resumo

A leitura dos Actos dos Apóstolos envolve-nos como se estivéssemos a ler um romance ou a ver um filme, na medida em que nos é possível experimentar emocional e afectivamente o que as personagens experimentam. As personagens principais, isto é, Pedro e Paulo são, entre os demais apóstolos, testemunhas diante de todos os homens do Senhor ressuscitado e do seu projecto salvífico.

Sendo os Actos dos Apóstolos a segunda parte do díptico Lucas-Actos, o qual constitui a obra lucana dirigida a um certo Teófilo, os capítulos 1 a 22 relatam a missionação dos doze apóstolos sob a orientação do apóstolo
Pedro, e os capítulos 13 a 28 descrevem a missionação do apóstolo Paulo.

Podemos considerar, neste relato lucano, as seguintes secções:
- Introdução: 1,1-11;
- A Igreja de Jerusalém:1,12-6,7;
- A expansão da Igreja fora de Jerusalém: 6,8-12,25;
-
As missões do apóstolo Paulo fora de Jerusalém: 13,1-21,26: 1ª viagem: 13,1-14,28; 2ª viagem: 15,35-18,22: 3ª viagem: 18,23-21,26;
- O apóstolo Paulo, prisioneiro de Cristo: Condenação e viagem: 21,27-28,31.

A trama literária tem como um dos pontos fundamentais a transição do judaísmo para o cristianismo. Há tensões entre helenistas e judaizantes, bem como junto de pessoas com funções políticas e outras com poderes taumatúrgicos, o que contribui para estruturar a comunhão eclesial, pois implica o surgimento de atitudes relativas ao testemunho da ressurreição do Senhor.

Primeiro a partir de Jerusalém, depois a partir de Roma até às extremidades da terra, há espaço de memória e de presente em aberto. Espaço esse criado pelos vectores geográfico e humano que os Actos dos Apóstolos descrevem.

Quando, no Pentecostes (ver imagem), o Espírito Santo irrompe na realidade humana, acontece uma experiência da visibilidade do mistério de Deus que capacita para o testemunho radical.


HELENA FRANCO
Lisboa, 2007-09-21

Resumo dos Actos dos Apóstolos

O livro dos Actos dos Apóstolos relata a história das origens da Igreja de Jesus Cristo.
Depois dum prólogo no qual Lucas dá a entender que é uma 2ª parte de um primeiro relato já escrito por ele, e de indicar o destinatário ao qual vai dirigido: Teófilo; o livro propriamente começa com o acontecimento da Ascensão como uma introdução na qual, a partir do mandato do Ressuscitado se inaugura o tempo do Espírito Santo prometido.
O livro dos Actos pode-se dividir em 4 partes fundamentais:
Uma primeira parte relataria o nascimento e desenvolvimento da Igreja de Jerusalém a partir do Pentecostes e da pregação de Pedro, a aparição da primeira comunidade cristã, os primeiros conflitos com os judeus do Sinédrio e as primeiras perseguições ao grupo dos apóstolos.
Uma segunda parte se inauguraria com as primeiras missões levadas a partir da florescente Igreja de Jerusalém com especial menção ao martírio de Estêvão e a dispersão da Igreja de Jerusalém que foge da crescente e incansável perseguição encabeçada entre outros pelo fariseu Saulo. Também nesta parte começa a observar-se como no plano e na providencia de Deus, aos poucos é aberta a possibilidade aos gentios de aderirem ao grupo dos discípulos de Cristo, primeiro a partir de Pedro e depois sobretudo a partir da conversão miraculosa de Saulo que assume o nome de Paulo e anuncia a Boa Nova do Evangelho que antes perseguia.
A terceira parte relata sobre todo a acção apostólica de Paulo enviado em missão junto com Barnabé num primeiro momento e junto com Silas depois, e como através de perseguições, lutas, fadigas e incompreensões a mensagem do Evangelho se vai estendendo ao mundo pagão.
Uma última parte começaria a partir da prisão de Paulo em Jerusalém onde terminará a sua missão apostólica e, trasladado a Roma comparecerá ante César.Este livro faz-nos ver como a partir do pequeno grupo dos discípulos de Cristo germina de forma admirável esta pequena semente da Igreja, sempre defendida pela acção do Espírito e da providencia divina no meio de situações muitas vezes intransponíveis, estendendo-se deste modo a mensagem do Evangelho para além do povo eleito, até aos gentios, e mostrando consumada desta forma a profecia de Cristo que no principio do livro é exposta: «(…) Recebereis uma força, a do Espírito Santo que descera sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e a Samaria, e até os confins da terra».

Actos e Epístolas

Os Actos dos Apóstolos são (é) uma obra complexa e ao mesmo tempo fascinante. Trata-se de um conjunto de textos que se inicia com um "meta discurso" (dois pequenos prólogos). O texto dirige-se em primeiro lugar ao Teófilo, e não especialmente a uma comunidade cristã. Em poucas palavras, podemos afirmar que o Livro apresenta o desenvolvimento do "chamado cristianismo" após a Ascensão do Senhor: trata-se da passagem do judaísmo para o cristianismo. Os priemeiros cristãos, de crença judaíca, deviam dar "um salto" da convicção da salvação pela Lei (15,1.5), sem rejaitar o judaísmo, para conciliar este e a Boa Nova de Cristo (a universalidade). No fundo, trata-se do anúncio de feitos e ditos de Jesus. Na intenção de Lucas está presente um público cristão , constituído por judeus e não-judeus. Nesta Missionação destaca-se a actividade missionária de Paulo, e para construir a unidade e a comunhão, Lucas apela a que todos os cristãos espalhados pelo mundo se conduzam pela exemplaridade da comunidade cristã de Jerusalém.
O livro dos Apóstolos apresenta-nos um cristianismo que se estrutura e se organiza progressivamente no confronto com o ambiente em que nasceu.
Neste livro, Pedro desempenha o papel de liderança, sem excluir a implicação total dos outros Apóstolos nesta Misssão.
O Livro ajuda-nos a pereceber o choc entra a mensagem cristã e as culturas, e que este encontro pode provocar situações de confronto, mas este confronto é sempre preciso para vivência e consolidação da fé, e que este encontro opera sempre uma ruptura e uma continuação.
Max Atanga.

domingo

núcleo programático

O estatuto sequencial dos Actos dos Apóstolos na obra lucana

Uma continuidade pretendida, uma diversidade justificada
Um relato das origens assinado por um cristão da 3ªgeração

O quadro histórico de produção textual
A discussão sobre a comunidade de Lucas
A situação social do cristianismo
O Autor e o seu público

O texto dos Actos enquanto composição literária
O enigma do texto
Fontes e tradições pré-existentes
Conteúdo
Língua e estilo
Estrutura
Procedimentos narrativos
Personagens
O debate acerca do género literário
A questão da historicidade

O texto dos Actos enquanto projecto teológico
A construção da identidade cristã
Entre Jerusalém e Roma: a viagem imóvel do cristianismo Idealismo e correcção na representação das primeiras comunidades
Pedro, Paulo e os outros personagens
Trajectórias teológicas do cristianismo primitivo

Outros documentos das origens cristãs
A Carta de Tiago1 e 2ª de Pedro A Carta Judas


BIBLIOGRAFIA

FONTES:

NOVO TESTAMENTO INTERLINEAR GREGO-PORTUGUÊS, Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.


Reportório bibliográfico:
J.B. GREEN – M.C. MacKEEVER (eds), Luke-Acts and N.T. Historiography, Grand Rapids, Baker Books, 1994.

Comentários:
C.K.BARRETT, The Acts of Apostles, 2 vols, Edinburgh. T. & T. Clark, 1998.
H. CONZELMANN, Acts of the Apostles, Philadelphia, Fortress Press, 1987.
J. DUNN, The Acts of Apostles (Narrative Commentaries), Valey Forge, Trinity Press International, 1996.
J. FITZMYER, The Acts of Apostles. A New Translation with Introduction and Commentary, New York, Doubleday, 1998.
M. A. POWELL, What are they saying about Acts?, New York, Paulist Press, 1992.
C.H.TALBERT, Reading Acts: A Literary and Theological Commentary on the Acts of the Apostles, New York, Crossroad Publishing Company, 1997.
R. C. TANNEHILL, The Narrative Unity of Luke-Acts: A Literary Interpretation, 2 vols, Philadelphia, Fortress Press, 1991-1994.

Artigos e monografias:
ACFEB, Les Actes des Apôtres. Histoire, récit, théologie, Paris, Cerf, 2005.
H. BALZ – W. SCHRAGE, Le Lettere Cattoliche, Brescia, Paideia, 1978.
Ph. BOSSUYT, L’Esprit en Actes. Lire les Actes des Apôtres, Bruxelles, Lessius, 1998.
N. BROX, La primera carta de Pedro, Salamanca, Sigueme, 1994.
L. CERFAUX, «Le symbolisme attaché au miracle des langues» in Ephemerides Theologicae Lovanienses 13 (1936), 256-259.
E. COTHENET – M. MORGEN, Les dernièrs épîtres, Paris, Bayard, 1997.
S. DOCKX, «Chronologie de la vie de Saint Paul, depuis sa conversion jusqu’à son séjour à Rome» in Novum Testamentum 13 (1971), 261-304.
S. DOCKX, «Luc a-t-il été compagnon d’apostolat de Paul?» in Nouvelle Revue Théologique 103(1981), 385-400.
M. DUMAIS, Communauté et Mission. Une lecture des Actes des Apôtres, Montréal, Bellarmin, 2000.
M. DUMAIS, «Les Actes des Apôtres. Bilan et orientations» in De bien des manières. Le recherche biblique aux abords du XXI siècle, Paris, Cerf, 1995.
J. DUPONT, «La conversion dans les Actes des Apôtres» in Lumière et Vie 47(1960), 47-70.
J. DUPONT, «L’union entre les premiers chrétiens dans les Actes des Apôtres» in Nouvelle Revue Théologique 91(1969), 897-913.
J. H. ELLIOT, Un hogar para los que no tienen patria ni hogar. Estúdio crítico social de la Carta primera de Pedro y de su situación y estratégia, Estella, Verbo Divino, 1995.
Ph. ESLER, The First Christians in Their Social Worlds, London, Routledge, 1994.
Ph. ESLER, Community and Gospel in Luke-Acts: The Social and Political Motivations of Lucan Theology, Cambridge, Cambridge University Press, 1987.
M. HENGEL, Acts and the History of Earliest Christianity, Philadelphia, Fortress, 1979.
L. T. JOHNSON, Brother of Jesus, Friend of God. Studies in the Letter of James, Grand Rapids, William B. Eerdmans Publishing Company, 2004.
J. KREMER, Les Actes des Apôtres. Traditions, Rédaction, Théologie, Leuven, University Press, 1979.
O. MAINVILLE, L’Esprit dans l’oeuvre de Luc, Ville Saint Laurent Québec, Éditions Fides, 1991.
D. MARGUERAT, Le Dieu des premiers chrétiens, Genève, Labor et Fides, 1997.
D. MARGUERAT (ed), Introduction au Nouveau Testament. Son histoire, son écriture, sa théologie, Genève, Labor et Fides, 2004.
W. MEEKS, The First Urban Christians: The Social World of the Apostle Paul, New Haven, Yale, 1983.
R. A. MONASTERIO – A. R. CARMONA, Evangelios sinópticos y Hechos de los Apostoles, Estella, Verbo Divino, 2001.
T. PENNER – C. V. STICHELE, Contextualizing Acts: Lukan Narrative and Greco-Roman Discourse, Atlanta, Society of Biblical Literature, 2003.
J. H. NEYREY (ed.), The Social World of Luke-Acts: Models for Interpretation, Peabody, Hendrickson, 1991.
M. SORDI, The Christians and the Roman Empire, Norman, University of Oklahoma Press, 1986.
J. E. STAMBAUGH, The New Testament in Its Social Environment, Philadelphia, The Westminster Press, 1986.
E. W. STEGGEMANN – W. STEGEMANN, Historia social del cristianismo primitivo, Estella, Verbo Divino, 2001.
W. A. STRANGE, The Problem of the Text of Acts, Cambridge, Cambridge University Press, 1992.
G. THEISSEN, Histoire sociale du christianisme primitif, Genève, Labor et Fides, 1996.
F. VOUGA, Le premiers pas du Christianisme. Les écrits, les acteurs, les débats, Genève, Labor et Fides, 1997.