sábado

ACTOS DOS APÓSTOLOS - OUTRA PERSONAGEM

Um post é sempre um corredor de palavras ao qual o prazer da descoberta nos traz.

O poeta austríaco Rainer Maria Rilke cria, em torno de enigmáticos anjos, uma poesia em busca da salvação.

“Os anjos são de Rilke” dirá Manuel Alegre. E, na verdade, o filme “Asas do Desejo” rodado em 1987 do cineasta alemão Wim Wenders terá sido inspirado nas “Elegias de Duíno” de Rilke.

Em “Asas do Desejo”, o anjo Damiel (Bruno Ganz) quando se torna humano por amor a uma mulher diz: “Eu agora sei o que nenhum anjo sabe”.

“Ein jeder Engel ist schrecklich”, isto é, “Todo o anjo é terrível” como diz Rilke, na nona Elegia, pois não é possível separar a beleza do terror nem a vida da morte. Mas, a nossa condição humana é de ambivalência. É nos anjos que há indissolúvel unidade.

No entanto, os anjos de Rilke não são cristãos porque a Palavra não é a sua substância.

O Anjo do Senhor - personagem do corpo literário bíblico e, de modo mais preciso, dos Actos dos Apóstolos – é um ser atravessado pela Palavra (Logos criador). O Senhor Jesus, por amor, assume a condição humana e o Anjo torna-se tão próximo dos Homens quanto de Deus. A teofania, ou seja, a autorevelação de Deus tem, certamente, as formas de um Anjo.

Podemos notar que Lucas, o autor dos Actos dos Apóstolos, situa o Anjo do Senhor no ciclo petrino. Este facto há-de estar, na sua essência, profundamente ligado à Confissão de Pedro, nos Evangelhos Sinópticos (Mt 16,16: Mc 8,29; Lc 9,20).

Para terminar, os leitores da nossa comunidade poderão tomar contacto com uma angeologia que, em nosso entender, é cristológica, nestas secções bíblicas dos Actos dos Apóstolos:

- 1,6-11
- 5,18-21
- 7,30-35
- 8,26-40
- 10,1-11,18
- 12,6-25


BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL: CARRELL, P. R., Jesus and the angels, Angeology and the christology of the Apocalypse of John, Cambridge: Universitary Press, 1997; NUNES Jr, A., O Invísivel como salvação própria in
http://www.cronopros.com.br/

HELENA FRANCO
2007-10-13

4 comentários:

MaRcO disse...

Mais uma vez a originalidade da Helena veio ao de cima! Parabéns!!!

Helena Franco disse...

É tão bom ser reconhecida entre os meus pares.

OBRIGADA, por me dares os parabéns, quando tem tanto valor para mim partilhar aquelas coisas às quais sou sensível. Faço-o a brincar, daquele jeito que o psicanalista Rubem Alves diz, porque ele diz que Deus criou o mundo para brincar.

OBRIGADA, MARCO!

MJP disse...

Sabemos que os anjos são muitas veses deixados de lado, esquecidos, por serem tão discretos.
Mas os anjos ensinam-nos a simplicidade. Cumprindo a missão e confiando na providencia divina, deixam aqueles a quem são enviados, sem querer mais nada senão fazer a vontade de Deus.
São verdadeiramente criaturas belíssimas.

Helena Franco disse...

OBRIGADA, por me acompanhares no percurso relativo aos anjos. Concordo contigo, leitor da nossa comunidade que usas o pseudónimo "personificado", em tudo que dizes no teu comentário, pricipalmente no dizeres que os anjos são criaturas belíssimas.
É a estética que mais me atrai, ao postar e ao comentar. Mas, agora, sinto a urgência de pôr mais cientificidade nos post e nos comentários.
Penso que nós todos somos convocados a seguir o nosso professor que está mais à frente, na Teologia e noutros saberes.
A última aula, no dia 18 de Outubro, levou-me a redescobrir a palavra, na sua plenitude. O vocábulo hebraico "dabar" (palavra) é etimologicamente: a essência, o âmago das coisas, o que se encontra nelas escondido. Dabar tem um sentido necessariamente místico, pois exprime o que está nas coisas.
NOTA: Vale a pena corrigir que no meu post "Actos dos Apóstolos - Outra Personagem" onde está "Logos criador" deverá estar "Dabar", em conformidade com a nossa aprendizagem na aula referida de que, nos Actos dos Apóstolos, a palavra não é joânica, ou seja, não é Logos; é Dabar, a palavra na sua plenitude. Para concluir, nos Actos dos Apóstolos, os anjos são seres atravessados por Dabar, a palavra por excelência.