quarta-feira

Tiago é conflituoso

A carta de Tiago é uma carta que pertence ao grupo das cartas católicas pois não tem nenhum endereço concreto. Apesar de referir que a carta é destinada às doze tribos em diáspora, o seu objectivo não é só uma comunidade mas sim tem uma clara pretensão universal, ou seja, à toda a Igreja que a escute ou a leia. Datado de data posterior ao ano 70, o primeiro registo de acolhimento desta carta vem de Alexandria.
Esta carta não se trata de uma carta voltada para os temas teológicos puros mas sim para a vida concreta dos cristãos com os seus problemas concretos. Trata-se de uma carta pastoral com o intuito de inculcar um ensinamento e isso vê-se bem através do esquema utilizado por Tiago na construção dos vários andamentos explícitos na sua carta, pois fá-los andar a um ritmo binário colocando no final de cada andamento uma máxima. Este texto é um texto exortativo de caris moral mas profundamente animado pela fé.
A exposição clara da relação da fé com as obras em 2, 14-26 é uma das principais razões para colidir com a perspectiva Luterana protestante, tendo sido aí um embaraço. Esta deve ser nossa preocupação, pois compreendendo o texto temos a obrigação de o expor na verdade não obstante as questões que ele nos coloca. É obvio que dar o passo da aceitação do texto não está nas nossas mãos mas o anúncio da verdade nele contido pode ser caminho para com os nossos irmãos separados.

Nenhum comentário: