segunda-feira

Personagem: Silas

Textos:
15, 22-23
Então, os Apóstolos e os Anciãos, de acordo com toda a Igreja, resolveram escolher alguns de entre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Foram Judas, chamado Barsabas, e Silas, homens respeitados entre os irmãos. E mandaram a seguinte carta por intermédio deles…»

15, 32-34
«Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e fortaleceram os irmãos com um longo discurso. Ao fim de algum tempo, receberam dos irmãos a paz da despedida, regressando para junto dos que os tinham enviado. Silas, porém, resolveu ficar ali, e Judas partiu sozinho para Jerusalém».

15,39-49
«Seguiu-se uma discussão tão violenta (entre Paulo e Barnabé) que se separaram um do outro e Barnabé tomou Marcos consigo, embarcando para Chipre. Por seu turno, Paulo escolheu Silas por companheiro e partiu, recomendado pelos irmãos à graça do Senhor».

16, 4-8
Nas cidades por onde passavam, transmitiam e recomendavam aos irmãos que cumprissem as decisões tomadas pelos Apóstolos e pelos Anciãos de Jerusalém.
Dessa forma, as igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.
Paulo e Silas atravessaram a Frígia e o território da Galácia, pois o Espírito Santo impediu-os de anunciar a Palavra na Ásia.
Chegando à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.
Atravessaram, então, a Mísia e desceram para Tróade.».

16,16-17
«Um dia, quando íamos à oração, encontrámos uma serva que tinha um espírito pitónico e dava muito lucro aos seus senhores, exercendo a adivinhação. Começou a seguir Paulo e a nós, bradando: «Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam-vos o caminho da salvação.»
16,19-24
«Mas os senhores da escrava, vendo desaparecer a esperança do lucro, apoderaram-se de Paulo e de Silas e arrastaram-nos até à praça pública, à presença dos magistrados. Apresentando-os aos estrategos, disseram: «Estes homens espalham a desordem na nossa cidade; são judeus, e apregoam usos que não nos é permitido a nós, romanos, nem admitir nem praticar.» A multidão amotinou-se contra eles; e os estrategos, arrancando-lhes as vestes, mandaram-nos açoitar. Depois de lhes terem dado muitas vergastadas, lançaram-nos na prisão, recomendando ao carcereiro que os tivesse sob atenta vigilância. Ao receber tal ordem, este meteu-os no calabouço interior e prendeu-lhes os pés no cepo.»

16,25
«Cerca da meia-noite, Paulo e Silas, em oração, entoavam louvores a Deus, e os presos escutavam-nos»

16,29-32
«O carcereiro pediu luz, correu para dentro da masmorra e lançou-se a tremer, aos pés de Paulo e de Silas. Depois, trouxe-os para fora e perguntou: «Senhores, que devo fazer para ser salvo?» Eles responderam: «Acredita no Senhor Jesus e serás salvo tu e os teus.» E anunciaram-lhe a palavra do Senhor, assim como aos que estavam na sua casa»

16,40
«Ao saírem do cárcere, Paulo e Silas foram a casa de Lídia e, vendo os irmãos, fizeram-lhes as suas recomendações e partiram».

17,4
«Alguns deles ficaram convencidos e reuniram-se a Paulo e Silas, bem como grande número de crentes gregos e muitas mulheres de categoria social»

17,10
«irmãos fizeram com que Paulo e Silas partissem imediatamente, de noite, para Bereia. Ao chegarem, dirigiram-se à sinagoga dos judeus»

17,13-15
«Mas, quando os judeus de Tessalónica souberam que Paulo também anunciava a palavra de Deus em Bereia, foram lá provocar a agitação e a discórdia entre o povo. Os irmãos convenceram Paulo a partir em direcção ao mar. Quanto a Silas e a Timóteo, ficaram lá. Os que acompanhavam Paulo levaram-no a Atenas e regressaram, incumbidos de transmitir a Silas e a Timóteo a ordem de irem reunir-se a Paulo o mais rapidamente possível.
18,5
«Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedónia»

Descrição:
Silas foi enviado pelos anciãos de Jerusalém a Antioquia para acompanhar Paulo e Barnabé, juntamente com Barsabas, depois do chamado 1º Concílio ou Assembleia de Jerusalém,. Estes foram encarregados de levar a resposta aos «irmãos» de Antioquia, Síria e Cilícia, sobre as conclusões do Concilio.
Ao que parece era uma pessoa respeitada e tida como profeta, e que sabia fortalecer os demais com as suas palavras.
Silas foi companheiro de Paulo, depois da separação de Paulo e Barnabé, na sequência de uma discussão. Paulo e Silas anunciavam a palavra do Senhor a muitos de origem pagã.
Viajaram pela região da Macedónia a anunciar a Boa-Nova. Também as mulheres ouviram a suas palavras e Lidía, uma delas, converteu-se. Também realizaram alguns milagres, pelos quais Silas e Paulo foram presos.
Também andaram por Tessalónica a pregar aos judeus nas sinagogas. Paulo depois partiu. Silas e Timóteo ficaram lá, até receberam um recado para se juntarem a Paulo em Atenas.
Silas, ao que parece, era uma pessoa de oração, audaz no seu discurso, e juntamente com Paulo passaram dificuldades pela pregação de Jesus ressuscitado.

Nenhum comentário: