segunda-feira

[Ananias & Safira]

os primeiros capítulos do texto empenham-se em descrever a vivência da primeira comunidade cristã e todas as suas experiências quotidianas numa perfeita forma eclesiológica, é nesse contexto que ganha importância a personagem de Ananias e de Safira, sua mulher.
se a igreja nascente, após a ressurreição do Salvador e guiada pela força do Espírito Santo e dentro da Sua força, é um novo espaço de perfeita comunhão com Deus [um novo paraíso ou renascença pelo espírito], Ananias e Safira surgem como o primeiro casal nessa nova realidade e tal como os seus equivalentes no texto do Génesis quebram a harmonia dessa aliança primordial mentindo sobre o preço da venda do seu terreno (actos 5, 1-2).

porque o fariam?

talvez pelo desejo de serem reconhecidos nesse novo espaço de Graça, mas a Salvação não pode ser comprada e daí o seu destino infeliz;
gosto de crer que este é um episódio metafórico no qual o autor lucano mostra a força espiritual da Igreja
[a mentira, refere o texto não surge do Espírito Santo, mas de Satanás (actos 5, 3), tal como no episódio vetero-testamentário, o que mostra os infelizes personagens já mortos espiritualmente e assim quando contactam com a comunidade apostólica expiram], Ananias e Safira, que pela Graça, estavam dentro desse novo espaço de Deus, pela falta de ambos assim se encontram excomungados; aliás esse simbolismo da autenticidade da Igreja, do novo Israel, é reforçado pelo autor após o episódio (actos 5, 11).

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