terça-feira

zeferino -resumo Actos

O livro dos Actos dos Apóstolos é a segunda parte dos relatos de S. Lucas referentes a vida e as obras de Jesus. A presença de Cristo muda fundamentalmente a partir da ressurreição e ascensão. Por isso Jesus já não é visto de forma humana, mas ele se torna presente no meio dos discípulos através do Espírito Santo.
Os Actos dos Apóstolos apresentam-nos o anúncio da boa nova de Jesus ressuscitado. Os Apóstolos são chamados a anunciar até Roma. Assim temos a ideia de caminho, então crer é também caminhar na fé. Em (Actos 1´8) vemos que o Espírito Santo descerá diante dos Apóstolos. 1Cor 15,3-8, ali encontramos a certeza de que Jesus está vivo porque ele faz-se ver, torna –se presente aos discípulos e as outras pessoas.
Fundamentalmente, é o Espírito de Deus que torna o anúncio possível e não apenas a força dos Apóstolos. Nos Actos encontramos ainda o sentido de perseverança, quer dizer que o anúncio de Cristo ressuscitado tem a ver com a perseverança cf. Actos 2´42. Todos os crentes estão unidos a Cristo; de modo que, a vida cristã começa com a única confissão de fé: “Deus o constituiu Senhor e Cristo”. A vida cristã é antes de mais um acto de fé na pessoa de Jesus Cristo ressuscitado.
Os Apóstolos são chamados a ir em missão em nome de Jesus para que todo o ser humano seja baptizado em nome de Cristo. Eles são chamados a pregar, proclamar publicamente o Evangelhos a todos que não o conhecem; e o Evangelho é antes de tudo um acto de Deus, é uma obra redentora.
A Igreja nasce da acção salvadora operada por Jesus e anunciada ao mundo pelos apóstolos. É no interior do testemunho dos Apóstolos que se encontra toda a verdade que salva.

2 comentários:

davidpernas disse...

Achei muito original este resumo em relação a todos os outros, porque não é propriamente descritivo, mas vai à ess~encia do que pretende ser Act: mostrar o que é o Cristianismo. Além disso, eu não tinha pensado em Act como «a segunda parte dos relatos de S. Lucas referentes à vida e às obras de Jesus», como tu dizes, mas de facto é verdade que é Ele que continua a protagonizar a acção, através do Espírito Santo que move os seus enviados. O facto de realçares a perseverança e o acto de fé em Cristo ressuscitado é também positivo, na medida em que, na fase em que foi escrito Act, provavelmente já muitos duvidariam da Segunda Vinda de Cristo, que antes se considerava iminente. Mas não, Ele virá sem demora, e está verdadeiramente Ressuscitado!

zeferino disse...

Ola David, levei tanto tempo em responder-te, mas tudo isso é fruto da prática como tu sabes, mas finalmente consegui tal como me indicaste hoje de manha que tinha que clicar no comentário. gostei muito o sentido que deste no meu texto e isto fez -me levantar a minha auto-estima, acreditando que sou capaz de fazer algo; porque as vezes a distração, a não capacidade de concentração de tentar fazer algo é fruto de não confiança em nós; mas os outros também tornam-se salvadores, sobretudo quando nos dirgem palavras tão profundas. tal como dizia o pe. Tolentino numa das suas aulas que "aquilo que está escrito é mais profundo do que pensamos, e que o leitor tem que ir mais longe da leitura.." é isso que o David fez. Por isso, muito obrigado e tenha bom domingo, O Deus de Jesus que é fonte do nosso ser te acompanhe e te proteja para sempre. votos de sempre zefe.