segunda-feira

Resumo do Livro dos Actos dos Apóstolos

O livro dos Actos dos Apóstolos relata os primórdios do cristianismo e tem como protagonistas o apostolo Pedro e o décimo terceiro apóstolo, Paulo. Julga-se que tenha sido Lucas, autor do 3º evangelho, o autor deste livro, ainda que não se tenha uma certeza.
No início, o relato situa-se na cidade de Jerusalém, para posteriormente se ir dirigindo, progressivamente em direcção a Roma. Assim, a primeira parte relata a vida da recém nascida comunidade dos cristãos de Jerusalém, com o seu guia Pedro, para depois descrever as viagens dos vários apóstolos e cristãos em evangelização ao longo do ocidente, médio oriente e oriente. Termina, então, com as viagens de Paulo, em que este, tem como ultimo destino, Roma.
O livro inicia com o episódio ascensão de Cristo aos céus, e a posterior descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, no dia de Pentecostes. Pedro assume um papel de relevo em Jerusalém, o que se traduz pela descrição de vários acontecimentos que o têm como protagonista.
Também é relatada a história da conversão de Saulo, o soldado romano que persegue a comunidade de cristãos no império romano, mas que após uma revelação de Cristo ressuscitado, converte-se e muda de nome para Paulo, e, torna-se num dos mais importantes apóstolos do inicio do cristianismo, tal como é relatado no livro dos actos dos apóstolos.
Salienta-se também muitas outras personagens que pertence a esta época de crescimento da Igreja de Cristo, entre as quais Estêvão, considerado como o primeiro mártir da história do cristianismo.
Para concluir, o livro dos Actos revela-se para muitos que o lêem, como a vivência autêntica da fé cristã, sendo por isso fonte de sabedoria, quer na sua teologia doutrinal ainda com traços judaicos e helénicos a libertar-se para o mundo neste inicio do cristianismo, quer na sua teologia prática, de vida comunitária e espiritual.

Nenhum comentário: