domingo

Actos dos Apóstolos

A importância e o interesse do livro dos Actos Dos Apóstolos no NT são de evidência palmar. Trata-se não apenas da narrativa das origens cristãs – nascimento e expansão da Igreja – mas também do quadro histórico em que se coloca a maior parte das Epístolas de são Paulo. Estas, por outro lado, completam não poucas vezes os Actos, os quais não têm de forma nenhuma a pretensão de ser uma biografia das próprias personagens, inclusive Paulo, que é no entanto o protagonista inconteste da segunda parte (capítulos 13-28). Mas o verdadeiro protagonista dos Actos é o Espírito Santo, que dá forma à Igreja de Jesus e a guia à conquista do mundo.
Os Actos Dos Apóstolos constituem a segunda parte da obra de Lucas. O Lucas é o mais “moderno” dos evangelhos. Da sua cultura grega o autor conserva o gosto pela clareza. Maneja com uma certa elegância a língua grega comum (ou Koiné) então falada. Mas é também capaz de imitar a língua de Bíblia grega, muito matizada de expressões semíticas. Desde muito cedo, foram considerados Escritura Sagrada, sendo lidos na liturgia da Igreja como memória e norma de fé. Nos Actos Dos Apóstolos a Igreja viu um guia precioso e um estímulo exemplar para a vida dos cristãos.
O livro divide-se em duas grandes partes: 1-12 (Actos de Pedro) e 13-28 (Actos de Paulo). Um dos pontos fundamentais na trama literária dos Actos é a passagem do judaísmo para o cristianismo. Os primeiros cristãos que eram judeus, deviam dar “um Salto” da convicção da salvação pela Lei para a salvação pela fé em Cristo.

--Daivadas V Thomas

Nenhum comentário: