sábado

ACTOS DOS APÓSTOLOS - Uma personagem


A personagem dos Actos dos Apóstolos sobre a qual nos debruçamos, no presente estudo, é chamada de Tabita, ou Dorcas, nome do grego do helenístico (isto é, da koiné), que significa “gazela”. A cultura hebraica já tinha anteriormente valorizado ayala, ayalah, ayalet que tem esse mesmo significado:
“Como um gamo é meu amado… um filhote de gazela (Ct 2,9)”.
“Antes que a brisa sopre e as sombras se debandem, volta! Sê como um gamo, amado meu, um filhote de gazela pelas montanhas de partilha (Ct 2, 17)”.

De olhar atrevido e tímido, a gazela é veloz, frágil, elegante e adorável. Na Tunísia, o vocábulo “gazela” é o mesmo que “mulher”.

A personagem do nosso estudo aparece no seguinte relato: At 9,36-42.

Há densidade na trama narrativa, na seguinte citação: At 9,40:
“Pedro, mandando que todos saíssem, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se então para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se”.

Tabita é uma presença feminina na Bíblia, mais precisamente nos Actos dos Apóstolos, com a beleza e a amorosidade de uma mulher que segue o Senhor Jesus. Tecelã, o seu modus vivendi consiste em atitudes e acções benignas, generosas e pacientes, as quais revelam um amor extremado.

Neste relato, o autor, através das palavras e acções de Pedro, mostra que Deus se preocupa com os seus discípulos e salva-os, dando-lhes uma vida nova, ao dar-lhes a ressurreição.

Há aqui ressonâncias veterotestamentárias com o Cântico dos Cânticos, e com foco no vocábulo “gazela”. A relação entre Deus e uma mulher chamada Tabita, ou seja, Dorcas é uma relação de amor. E esta relação é o protótipo de toda a relação de Deus com cada ser humano, homem ou mulher.

HELENA FRANCO
2007-09-29

Um comentário:

Helena Franco disse...

Nota da autora, Errata:
no primeiro parágrafo onde se lê:
"...Dorcas, nome do grego do helenístico..."
deverá ler-se:
"...Dorcas, nome do grego helenístico..."