quarta-feira

Sintese da 1ª Pedro

A primeira carta de Pedro está composta, numa primeira parte (1,13-3,12) por um endereço, com saudações, um bênção e uma palavra acerca da honra de fé cristã, depois temos uma exortação a viver em Cristo e sobre a vida social dos cristãos no mundo. Em seguida (3,13-4,18), ainda em tom parenético faz um convite a imitar Cristo, pois ele é consolação no sofrimento o qual faz parte da vida cristã. Por fim termina com avisos e uma bênção final.
Pelo estilo e pelas influências e contexto que dela ressalta podemos dizer que foi escrita antes de 64, mas não é certo que pelo próprio S. Pedro, talvez pelo seu companheiro Silvano. Quanto ao local onde pode ter sido escrita a própria carta nos dá uma pista, provavelmente Roma (“Babilónia”). Quanto à doutrina o aspecto que mais ressalta é o carácter profundamente escatológico da carta, toda a carta está marcada pelo final do tempo o qual dá sentido aos sofrimentos actuais, qual dá sentido ao facto de serem paroikos. Este último facto é muito importante porque o cristianismo das origens apresenta-se como alternativa ao judaísmo e ao paganismo. O cristianismo como novo Povo de Deus constrói-se nas franjas da sociedade. Os seus pais são o judaísmo e o helenismo, aspecto que ressalta muito desta carta.

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