segunda-feira

A PRIMEIRA CARTA DE PEDRO

O autor da primeira Carta de Pedro é o próprio Pedro e isto já se verifica nestas palavras: "Pedro, Apóstolos de Jesus Cristo" (1P1,1). Alguns exegetas modernas tentaram pôr em causa a autoria de Pedro, por causa do estilo sábio do grego e a falta de detalhes pessoais. No entanto, pelo seu próprio testemunho, foi ajudado por Silas (1P5,12), discípulo de Paulo. (2Co1,19; 1Tes 1, 1; Act 15,40).
Em que contexto Pedro escreve esta Carta?
A Carta foi escrita na Babilónia (provavelmente em Roma) e foi enviada aos "santos" (Asia Menor) depois do inicio da persecução dos cristãos por Nerão.
Resumindo, a Carta divide-se em cinco capítulos:
- o capítulo I fala da tarefa de Cristo como preordenação, ou seja como Redentor.
- os capítulos II e III falam de Jesus como a Pedra angular da Igreja. soublinham também a dimensão do sacerdócio real dos cristãos (o sacerdócio universal), falam de uma nação santa (capítulo II, 9-10).
- os capítulos IV e V explicam a finalidade da pregação do Evangelho aos mortos.
o que está no centro da primeira Carta de Pedro é a teologia do sofriment, ou seja, a percepção do sofrimento a partir do próprio sofrimento de Cristo. a partir daí, podemos ver que o cristianismo dá uma identidade, o ser cristão no contexto das perseguições. Assim, Jesus é o modelo dos cristãos. Esta teologia do sofrimento liga-se com a teologia paulina. A experiência cristã realiza-se no sofrimento, que é de facto a identidade cristão. Não se trata aqui de uma identidade idealizada, mas sim, de uma identidade vivida: é o fluxo da realidade.
Em conlusão, o 1P desenvolve a teologia do sofrimento. Não se trata aqui do sofrimento pelo sofrimento, mas do sofrimento como virtude, como valor. Não há cristianismo sem cruz e é esta que faz a identidade cristã.
Max ATANGA

Nenhum comentário: