quinta-feira

Os dois termos bíblios de Alegria

O termo Alegria na Tradição Bíblica é normalmente designado por agaliomai, que significa Alegria em sentido religioso; cairw é a alegria em sentido profano. Mas nem sempre é assim, pois depende do contexto. O sentido real tem que ser deduzido do ambiente circundante. Mas afinal qual será o sentido de Alegria presente na I Carta de Pedro?
A ideia de Alegria no sofrimento está já presente no judaísmo. Disto é testemunha a Literatura Sapiencial. As provas são instrumento da pedagogia de Deus, que prova os eleitos. O sofrimento vem dos tormentos que se sofrem pela fé e dela dá testemunho. Assim as provações tornam-se ocasião de alegria.
É esta alegria em sentido religioso, de quem suporta os sofrimentos em nome da fé, que encontramos na I Carta de Pedro (cf. I Pe 1, 6). Por isso é preciso fazer o bem com paciência, pois isso é meritório aos olhos de Deus (I Pe 2, 20-24), suportando o mal com o bem.
Há uma conexão entre alegria e dor, alegria e sofrimento, muito presente no NT. Em I Pe 4, 12-14 o fundamento da alegria no sofrimento é posto em Cristo, que também sofreu e agora está na glória: nós alegramo-nos na medida em que participamos dos seus sofrimentos. Assim também nos alegraremos “na altura da revelação da sua glória” (I Pe 4, 13). Aqui está presente também o elemento escatológico que acentua o sofrimento pela fé como alegria em vista da parusia.

Nenhum comentário: