quarta-feira

II CARTA DE PEDRO

Esta segunda carta de Pedro é como foi a de Paulo a Timóteo, testamento do Príncipe dos apóstolo, pois foi escrita pouco antes do seu martírio, provavelmente desde o cárcere em Roma entre os anos 64 e 67. Os destinatários são todas as comunidades cristãs da Ásia Menor ou seja que seu auditório não é tanto limitado aos judeo-cristãos como o Tiago(1,1). Seja como for, a Carta tem um carácter universal.
O seu objectivo é denunciar graves erros que ameaçavam a fé e os bons costumes, sobretudo a negação da segunda vinda do Senhor.(3,3-4).
Os temas fundamentais desta carta são: a segunda vinda do Senhor(1,16), definida como misericordiosa(3,4.8-10.15), mas que vai trazer uma mudança radical no cosmos; a lembrança da Transfiguração (1,16-19); a inspiração das Escrituras, a importância do conhecimento religioso.
Tudo isto indica que esta Carta é o desenvolvimento da Carta de Tiago.

Um comentário:

Helena Franco disse...

VITORINO, a tua sensibilidade para a história motiva-me a dar à história mais importância. O teu post é breve, mas tem muita relevância para mim. De facto, não se entende o Cristianismo fora da história. Pode-se dizer que o Cristianismo é um fenómeno histórico. Aproveita o tempo de férias para descansares dos trabahos deste semestre, mas não te esqueças de arranjar tempo para preparares os exames. E, por falar em exames, prepara-te bem para Actos e Epístolas Católicas. DEIXA-ME DIZER-TE "OBRIGADA PELOS TEUS CONTRIBUTOS NESTE BLOG".