quarta-feira

Carta de Tiago - exortação energética

A carta de Tiago é uma exortação enérgica e indicia as dificuldades das comunidades “doze tribos da Dispersão”. Com a sua pena animada pela fraternidade “meus irmãos” exorta vivamente à fé com indicações claras e precisas utilizando imagens fortes que não deixam qualquer dúvida da intenção do autor. É desconcertante a ausência quase completa de Jesus, apenas presente no início da carta a em 2, 1.

Apresenta a atitude de como deve um cristão proceder neste momento de provação e dificuldade. Das atitudes presentes na carta destaco a fé com que se pede a sabedoria a Deus; o transitório da vida associado à condição social (erva de murcha e morre); a perseverança em Deus nas tentações; aceitar com mansidão a Palavra; dominar a ira; refrear a língua (imagem do cavalo e do leme do barco), a fé sem obras não existe; não julgar os outros, Deus é o garante de tudo.

Encontramos nesta carta algumas tensões claras com a condição dos pobres e dos ricos, (1, 9-12; 5, 1-6), os problemas de liderança nas comunidades (4, 1-3). Os temas da fé relacionada com as obras, com a confiança contra a presunção e com a petição estão bem presentes qual como a sabedoria relacionada com a mansidão, advertência constante pelas indicações pessoais e comunitárias ao cuidado no trato.

A carta apresenta-se como um barómetro da fé, advertência à situação das comunidades e ânimo na confiança através da oração.

Nenhum comentário: