quinta-feira

A casa lugar de descoberta e de partilha

Eu envio a todos, essas palavras como descoberta e partilha que tive com uma pessoa da nossa paróquia; esta pessoa está doente e passei pela casa dela só para dizer olá e também saber como é que se sentia uma vez que acabava de sair de uma operação no hospital e estava recuperando. o pouco tempo que estivi com ela sublinhou que: "a casa é o lugar de descoberta e de partilha dos nossos problemas, palavra de Deus e também da experiência que fazemos de amizade entre nós. Ela dizia me que as pessoas precisam de um sinal de presença como "sinal da presença do mistério de Deus".
Por outro lado, sublinhou que nós enquanto igreja devemos estar mais atentos a linguagem das pessoas; isto é, o modo como falam e sentem as dificuldades do dia a dia e a forma como vão superando isso co a força da palavra de Deus. Tudo isso, fez -me lembrar a importância da casa e da mesa sublinhada pelo professor durante a aula; é certo que a mesa, a casa é o lugar onde se constroi a comunidade e a identidade comunitária.
Eu creio que com esta compreensão, aprendizagem que tivemos hoje, somosconvidados a fazer da nossa casa enquanto comunidade religiosa, seminário, ou familiar um lugar de descoberta e partilha. E a partilha tem a ver com todas as dimensões da nossa vida, por exemplo: a dimensão humana, espiritual afectiva... todos temos algo a descobrir quando estamos diante do outro e também algo a dar.
A nossa vida experiencia cristã deve ser uma troca do dar e do descobrir, partilahr; porque no mundo não há nenhum rico que não precise nada para receber e também não nehum pobre que não tenha nada para dar.
Zeferino

2 comentários:

Cátia Sofia Tuna disse...

Muito bem, Zeferino! Muito bonita a tua atitude... És um verdadeiro Filho da Caridade! Parabéns por também conseguires relacionar os conteúdos da aula com as tuas vivências quotidianas... não é qualquer estudante de Teologia que o consegue fazer...

zeferino disse...

Ola Cátia fico contente por tuas palavras,isso dá-me força e coragem,para ver e vivenciar tal como disseste as nossas aulas com o quotidiano; é que toda palavra que vem de uma amiga amigo, colega é sempre uma força vital para avançarmos... muito obrigado