segunda-feira

Personagem dos Actos dos Apóstolos

A personagem que escolhi é Filipe, o diácono. Ele faz parte dos sete diáconos escolhidos dos cristãos helenistas o seu nome aparece doze vezes: em At 6, 5; 8, 6; 8,12; 8, 26; 8, 30; 8, 31; 8, 34; 8, 35; 8, 38; 8, 38; 8, 39 e 8, 40. Estes diáconos foram escolhidos para responder às necessidades crescentes da Igreja nascente, em especial dos cristãos helenistas que se queixavam de que as suas viúvas eram esquecidas na distribuição diária.
Filipe, tal como os outros diáconos é descrito por Lucas como homem de boa reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria. Tudo o que podemos dizer para caracterizá-lo é, portanto, a partir da sua acção missionária. Esta é, depois da de Estêvão, a mais descrita de todos os diáconos, o que nos pode revelar até que ponto foi relevante para a propagação do evangelho. Graças a Filipe o evangelho penetra na Samaria, o que quer dizer que o diácono rapidamente percebeu a universalidade do evangelho, sendo a Samaria uma região de judeus considerados hereges. O livro dos actos dos apóstolos diz-nos que muitos se convertiam perante a sua pregação o que leva-nos a supor que, desde muito cedo, Filipe tenha desempenhado um papel central nos primeiros tempos de evangelização.
O episódio mais destacado pelo livro é o da conversão do Eunuco. Neste, o diácono expõe a Boa Nova a partir das Sagradas Escrituras ao etíope que acaba por pedir o baptismo. Desta passagem podemos deduzir que Filipe, para além de ser versado nas Escrituras, era um homem especialmente escolhido por Deus, o qual lhe envia um anjo para lhe dizer o que tem de fazer e, no final do relato, o arrebata.

Nenhum comentário: