quarta-feira

«O Evangelho do Espírito Santo»

Hoje de manhã na aula de Eclesiologia, despertou-me a atenção quando o professor afirmou que ao livro dos Actos também se pode chamar «Evangelho do Espírito Santo». De facto, devo dizer que quem lhe atribui um dia este “título” tem toda a razão…
Na verdade, podemos constatar que os Actos dos Apóstolos podem denominar-se «o Evangelho do Espírito Santo», porque o Espírito é o seu protagonista. Desde o dia do Pentecostes, quando desceu sobre Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo, o Espírito Santo guia e sustém o caminho da Igreja, age no coração de cada um para o abrir ao acolhimento do Evangelho, torna eficaz e santificante a presença de Jesus nos sacramentos, dá força aos santos e aos mártires para viverem o amor de Deus e do próximo até ao dom total de si.
Assim, a vida de fraternidade e de comunhão, e o grande impulso missionário da primeira comunidade cristã, descrita nos Actos dos Apóstolos, são um modelo perene para cada tempo…

2 comentários:

vitorino disse...

Esta exemplaridade dinâmica,animada pelo Espírito Santo,ontem como hoje,há-de traduzir-se em decisões e atitudes que sejam testemunho da ressurreição do Senhor, mediante a comunhão na diversidade,na solidariedade e na piedade.Nesta via do Senhor está a identidade própria do Povo de Deus,com uma história a recordar e a recriar,primeiro a partir de Jerusalém,depois a partir de Roma,até aos confins do mundo.Defacto os Actos é mesmo Evangelho do Espírito Santo.

zeferino disse...

Ola Richa, gostei muito a forma como sublinhastea dimensão do espírito santo partidno da aula do professor; isso fez -me lembrar o 1º poste que fizemos nos actos, porque a perosnagem que eu escolhi foi S. Pedro e no meu trabalho acentuei muito o Espírito Santo como fonte, origem da comunidade cristã e do anúncio.
Por isso, a leitura que fiz do seu post ajudou -me aprofundar a minha noção de Espírito, consegui ver mais daquilo que via... valeu, tuapandula.