terça-feira

A Salvação de Deus

Jesus sobe aos céus deixando, aos seus apóstolos, a missão de partir e proclamar o seu evangelho ao mundo. Chegara a hora de partir, deixar os caminhos conhecidos da Galileia onde haviam recebido os ensinamentos do Mestre e abrir novas sendas. O Messias há-de regressar, essa é a promessa, antes ainda, enviará o Espírito Santo de Deus que os guie, proteja e instrua na nova missão.
Os seus interlocutores, neste primeiro momento, os israelitas, recebem com surpresa esta comunidade nascente, mas aderem à mensagem pela graça do Espírito Santo, contudo, cedo surgem as primeiras questões entre as duas comunidades, apóstolos e fiéis são chamados a dar o seu testemunho, por vezes no sofrimento e na dor, sempre com a alegria de seguirem o Senhor.
Portadores de uma mensagem que urgia transmissão, Pedro, pedra da nova Igreja, toma a seu cargo os seus irmãos israelitas, Paulo, que de perseguidor se torna arauto, parte ao encontro de outros povos e regiões, pelo império trilho que o conduz a Roma. A mensagem tem assim dois portadores e dois destinatários típicos, Pedro aos Judeus, Paulo aos pagãos, tem também um caminho muito próprio, de Jerusalém para Roma, de uma realidade “local” para a capital do mundo conhecido. Cada um dos destinatários a recebe de forma muito própria sendo que surgem questões de interpretação que se tornam plataformas de elevação do Evangelho e da sua experiência humana para novos níveis de compreensão e vivência. As vicissitudes do caminho entre Jerusalém e Roma, peripécias entre o êxito e o fracasso convidam ao prosseguir do caminho para que todos conheçam a mensagem, a Salvação de Deus.

Nenhum comentário: