terça-feira

Resumo - Actos

Em Actos dos Apóstolos – 2ª parte da obra lucana – o autor, dirigindo-se a Timóteo, refere-se ao conteúdo do seu primeiro livro. Após esta introdução narra, de forma muito viva, a descida do Espírito Santo, no Pentecostes, que vai impulsionar toda a Igreja nascente a proclamar o anúncio, dando-lhe ânimo e a força suficientes para enfrentar todas as vicissitudes.
A partir da 1ª comunidade cristã – a de Jerusalém – o Cristianismo ganhará a sua matiz universal, nomeadamente através das viagens missionárias dos Apóstolos que, entretanto, haviam imposto as mãos a sete homens escolhidos para os auxiliarem na evangelização: os diáconos.
Numa 1ª parte da narrativa, é Pedro que é realçado (capítulos 1-12); já nos capítulos 13-28, como figura central encontramos Paulo – o convertido Saulo – que, juntamente com Barnabé e Silas, bem como com outros discípulos, leva o Cristianismo “até aos confins do mundo”, sem, contudo, nunca se desligar da Igreja de Jerusalém – comunidade “modelo” que era assídua ao ensinamento dos Apóstolos, viviam fraternalmente, oravam e faziam a fracção do pão. Com a força do Espírito Santo – o verdadeiro protagonista de Actos – a Igreja nascente enfrentou perseguições, acusações do Sinédrio e martírios: caso de Estêvão.
Se Lucas não nos tivesse legado o livro dos Actos, não teríamos conhecimento da vida do cristianismo das origens, daí que este relato seja incontornável, pois é através dele que sabemos como se começou a estruturar a Igreja, como ia aumentando o número dos convertidos, os milagres e prodígios que, em nome de Jesus Cristo, os Apóstolos iam realizando. Lucas, ao evidenciar a actividade missionária de Paulo, refere as comunidades por ele “fundadas” tais como as de Filipos, Tessalónica, Corinto, Éfeso, Antioquia, entre outras.
O texto lucano não se apresenta como uma “narrativa fechada”, uma vez que, no capítulo 28, se refere que Paulo “permaneceu dois anos” em Roma e continuava a sua pregação “com o maior desassombro e sem impedimento”, não sendo indiciada a sua morte.

Nenhum comentário: