segunda-feira

Resume dos Actos

Os Actos dos Apóstolos apresentam a actividade dos apóstolos, esta actividade dá origem às primeiras comunidades cristãs, à expansão da Igreja.
A missão dos apóstolos é pregar o evangelho, primeiro em Jerusalém e na Judeia com Pedro, e mais tarde com Paulo ao mundo greco-romano.
Desta forma os Actos dos Apóstolos mostram que a salvação não só inclui os judeus, mas todos: é universal. É só numa segunda etapa, com Paulo, que a Boa Nova chegará aos não judeus, aos gentios.
A necessidade da expansão do cristianismo é conduzida por um caminho que leva até Roma. É um caminho cheio de peripécias, dor, sofrimento e com diversas crises, mas também um caminho acompanhado pela força do Espírito, desde o Pentecostes, relatado no 2º capítulo. O Espírito anima e ajuda a Igreja a fazer caminho e a lançar-se na pregação da vida, morte e ressurreição de Jesus. O anúncio do Kerigma levou a que pouco a pouco começassem as primeiras conversões.
Os actos dos Apóstolos mostram como a Boa Nova é pregada. Primeiro aos judeus de Jerusalém. Nos Actos todos os primeiros convertidos são judeus da Palestina, depois aos judeus não ortodoxos: helénicos, e finalmente aos gentios com a conversão de Cornélio. Os actos vão sublinhar que os pagãos não necessitam da circuncisão para alcançar a salvação.
Foi a partir do martírio de Estêvão, descrito no sétimo capítulo, que se deu realmente a expansão do cristianismo. Mais tarde a conversão de Paulo, um fariseu de Tarso, marca outro momento importante nos Actos. Com Paulo o cristianismo expande-se pela Ásia Menor sendo fundadas diversas comunidades. Um momento importante foi a sua passagem por Atenas e o discurso no Areópago. Na sua pregação, Paulo declara que Jesus ressuscitou, este facto leva a que Paulo seja diversas vezes acusado, perseguido e preso.


Anabela Neves Rodrigues

Nenhum comentário: