quarta-feira

Segunda Carta de Pedro

“Mas há uma coisa, caríssimos, que não deveis esquecer: um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um só dia.”

A Segunda Carta de Pedro sublinha a necessidade de esperar pela segunda vinda de Jesus, e é nesta linha que vem esta citação. São por estas advertências da demora da parusia, grandes diferenças linguísticas da 1 Pedro, a dependência da Carta de Judas e as possíveis alusões ao gnosticismo que a Segunda Carta de Pedro é vista como tardia em relação à primeira, e escrita por um autor anónimo, não S. Pedro como a carta pretende mostrar.

Este versículo não só nos faz reflectir sobre a segunda vinda do Senhor, mas também sobre o tempo. É difícil imaginar que para Deus não existe o tempo. 24 horas podem dar para mudar a vida, podem estar cheias de coisas interessantes e significativas, tal como uma vida ou anos inteiros passam num instante. O tempo é ilusório, pode passar com imensa velocidade ou com uma lentidão terrível. Não há maneira, por mais que queiramos, de voltar atrás no tempo.

“Um dia em teus átrios vale por mil” diz o Salmo 84. Assim também o tempo torna-se significativo, produtivo ou até mais lento com Deus. Até pessoas de outras religiões dizem que a oração ou a meditação alarga o tempo... torna-o mais maleável. É por vezes assustador pensar nas possibilidades de ter 24 horas por dias. Se pudéssemos começar de novo, ou não nos preocupar com dinheiro, como é que preenchiamos cada minuto de cada hora? Dizem que se deve viver cada dia como se fosse o último, mas detesto despedidas. Prefiro viver como se fosse o primeirode longas férias, do que estar sempre a pensar que as férias estão a acabar. Acho que a parusia de 2 Pedro é mais um novo começo do que um fim eminente. Já não se trata de viver cada dia como se fosse o último, sem o investimento valer a pena ou com uma despedida eminente, mas sim de começar a viver cada dia com intensidade e significado. Há um espírito de missão na 2 Pedro, uma exortação para estudar a Sagrada Escritura e conhecer Deus mais profundamente. É uma nova folha onde cada dia é uma benção e cada minuto uma oportunidade.

Um comentário:

Helena Franco disse...

JULIE, o teu post fez o meu pensamneto levantar voo até ao tempo sem tempo de Deus. BOM POST.
PREPARA-TE BEM PARA OS EXAMES. E TEM UMAS BOAS FÉRIAS. OBRIGADA PELA TU APARTICIPAÇÃO NO BLOG, QUE FOI ENRIQUECEDORA PARA TODOS NÓS.