quarta-feira

Segunda Carta de Pedro

Segunda Carta de Pedro
O autor desta carta apresenta-se como “Simão Pedro, servo e Apóstolo de Jesus Cristo” (1,1) e testemunha da Transfiguração de Jesus na montanha (1,16). Apesar disso, há muitas interrogações sobre autenticidade. Aqui são raras as citações do AT, ao contrário da 1Pedro. Sem dúvida podemos dizer que o hipotético redactor da Carta não queria substituir Pedro, mas fazer justiça à autenticidade da mensagem de apóstolo Pedro sob a inspiração do Espírito santo. A carta poderia ter sido escrita entre os anos 80-90. O local de redacção poderia ser Roma.
Segunda carta de Pedro é diferente da Primeira Carta de Pedro. Na primeira carta de Pedro o tema de perseguição é muito preponderante. Mas nesta carta não se percebe a perseguição que viviam os cristãos. Os temas fundamentais desta carta são: a segunda vinda do Senhor (1,16), definida como misericordiosa (3,4.8-10.15), mas que vai trazer uma mudança radical no cosmos; a importância do Conhecimento religioso.etc. Nesta carta os assuntos como exortação à perseverança na fé, denúncia dos falsos mestres são muito sublinhados.
Nesta carta podemos ver muito claramente que Jesus é o modelo a imitar, Ele é objecto de conhecimento. Nós podemos ver este aspecto muito claramente no 1,5-8.
“Por este motivo é que, da vossa parte, deveis pôr todo o empenho em juntar à vossa fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento a temperança; à temperança a paciência; à paciência a piedade; à piedade o amor aos irmãos; e ao amor aos irmãos a caridade. Se tiverdes estas virtudes e elas forem crescendo em vós, não ficareis inactivos nem estéreis, relativamente ao conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.” Podemos dizer que é através de virtudes é que alcançamos o conhecimento de Cristo.
Daivadas Vazhappillil Thomas