quarta-feira

A primeira carta de Pedro

A Primeira Carta de Pedro

É um dos escritos mais importantes do NT, onde podemos ver uma teologia de sofrimento. Podemos afirmar que o tema de sofrimento é importante neste texto por causa da própria condição da comunidade. Neste texto os cristão encontram-se na diáspora. Os Cristãos são“Paroikos (1,1)”. Eles são sem estatuto. Esta primeira carta de Pedro dá estatuto, identidade aos cristãos de diáspora. A Primeira Carta de Pedro diz que cristãos têm uma família, uma casa. Nesta carta os que estão fora da sua pátria, não conhecem a língua e a cultura do país são agora com uma identidade. A identidade vem a partir da vida que os cristãos vivem.

Nesta carta, há um aprofundamento de sofrimento e diz que como é que o sofrimento pode ser vivida na alegria. Fazer dele um caminho é importante nesta carta. O sofrimento é sofrimento e a alegria é a alegria. Mas há uma conciliação. É em Jesus. Há 3 textos que fala acerca disso. Eles são 1,6-9; 3,13-19; e 4,12-19.

Os cristãos são chamados a viver a sua vida à luz da vida de Cristo, e a considerar os seus sofrimentos como participação e imitação das provações por que Ele passou, alegrando-se nisso. O sofrimento é breve e passageiro, ao passo que a glória esperada é eterna e superior. É preciso de viver vigiando e orando no meio desta tribulação, tendo amor para com todos. Portanto, o cristão é chamado também a amar os perseguidores. É preferível sofrer e ser atacado por fazer o bem do que por fazer o mal. Tudo isto é possível porque Cristo já o fez por nós, e isso é experimentado na fé. Podemos dizer que nesta carta há uma liberdade individual que vem de profunda vivencial da fé cristã.

Daivadas Vazhappillil Thomas

Nenhum comentário: