segunda-feira

A SEGUNDA CARTA DE PEDRO

Alguns exegetas modernos pensam que a segunda Carta de Tiago é o texto mais tardio do Novo Testamento. Schlosser e Brown por exemplo proponhem a datação da Carta a volta de 130. (cf. J. Schlosser, "La deuxième épître de Pierre", in: Introduction au Nouveau Testament, sous dir. D. Marguerat, Genève, Labor et Fides, 2001"). os motivos para justificar uma tal posição são o paralelismo entra os capítulos 2 e 3 e a Epistola de Jude (o texto é quase idêntico, a diferênça situa-se na falta de sitações dos livros apócrifos do Antigo Testamento, o que levou os exegetas a datar a 2P depois do evento que eles consideraram como a altura da fixação du cânon judeu do AT em Jamnia). Clement de Roma e Santo Ireneu de Lião nas suas obras reconhecem só uma Epístola de Pedro.
Os autores mais tradicionais pensam que o autor da Carta seria Pedro, eventualmente pela jauda de um secretário. (Podemos encontrar estas posições por exemplo na Bíblia de estudo do Semeador, ou então, in: A. Kuen, Introduction au Nouveau Testament, tome 3: les épîtres générales, Saint-Légier, Éditions Emmaus, 1996; ou en anglais: D.A. Carson/D.J. Moo/L. Morris, An Introduction to the New Testament, Zondervan, 2005).
Porque tudo este cuidado na abordagem da sagunda Carta de Tiago? Para mostrar que há de facto uma diferença fundamental entra a primeira e a segunda Carta de Pedro. A Carta mostra de facto que foi escrita pelo mesmo apóstolo (1.1) e dirigida às mesmas igrejas (3.1), mais tarde e pouco tempo antes da morte do autor (1.14).
Resumindo, a segunda Carta de Pedro é dividida em 3 capítulos:
- O capítulo 1 faz uma exortação aos "santos" em permanecer firmes na sua vocação e eleição;
- O capítulo 2 chama atenção sobre os falsos doutores;
- O capítulo 3 fala dos últimos dias e da segunda vinda de Cristo.
De facto, a Carta é um apelo às virtudes: integrar as virtudes cristãs na vida do dia a di.
Os falsos doutores já foram denunciados por Paulo as suas doutrinas já deram frutos: as tentações da carne. Os erros da doutrina levaram à corupção moral (2.3,10,14); estes também negam a vinda gloriosa de Cristo (3.3,4), ora enquanto prometem a liberade aos outros, são eles-mesmos escravos da corupção (2.18,19). Depois, o autor tenta mostrar a verade histórica do cristianismo (1.16).
Esta carta é uma apologia das virtudes cristãs: permanecer firmes na verade e nas virtudes cristãs.
Max ATANGA
Resumindo, a segunda Carta de Pedro está dividida em 3 capítulos.
- o capítulo 1

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