O conhecimento de Deus é um dos grandes temas que a segunda carta de Pedro aborda.
A saudação inicial da carta «Graça e paz vos sejam concedidas em abundância por meio do conhecimento de Deus e de Jesus, Senhor nosso» (1Ped 1, 2) vai nesta perspectiva do conhecimento de Deus e de Jesus Cristo. Assim, a graça e a paz resumem os bens de salvação que são dados aos cristãos.
Ao cristão é-lhe dada a graça, ela é fruto da benovelência de Deus; a paz, por seu lado, é a restauração daquela ordem que o homem perdeu pelo pecado. Agora, esta paz é-nos concedida por Cristo. Assim, estes dons de Deus devem frutificar nos cristãos, isto é, só darão fruto se crescer em nós «por meio do conhecimento de Deus e de Jesus, Senhor nosso.» Tal conhecimento não poderá ser apenas um conhecimento superficial, mas pretende ser um conhecimento que vai muito mais além, através do reconhecimento pela fé, afirmando com o coração e comprometendo pela confissão de que Jesus é o Senhor.
Por isso, toda a vida cristã deve ser um conhecimento de Cristo, mas isto só será possivel se «da vossa parte, deveis pôr todo o empenho em juntar à vossa fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento a temperança; à temperança a paciência; à paciência a piedade; à piedade o amor aos irmãos; e ao amor aos irmãos a caridade. Se tiverdes estas virtudes e elas forem crescendo em vós, não ficareis inactivos nem estéreis, relativamente ao conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.» (1Ped 1, 5-8) Verdadeiramente, o fruto que a vida produz é o do conhecimento de Cristo.
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