A Carta de Tiago foi raramente comentada ao longo do séculos, talvez pelo seu carácter de exortação moral e pelo seu sabor judaico: Só duas vezes cita o nome de Jesus(1,1;2,1) e propõe como modelos figuras do Antigo Testamento: Abraão,Job, Raab, Elias.
O autor é que se atribui a si mesmo o nome de Servo de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo.
É o apóstolo que que sabemos a se chamar S. Tiago o menor, filho de Alfeu ou Cleofas ( Mt10,3= e de Maria ( Mt27,56), irmã ou parente da Virgem. É pois, da família de Jesus e chamado irmão do Senhor ( GÁL1,19; mT13,55 e Mac6,3.
S. Tiago é mencionado por S. Paulo entre as colunas dos apóstolos que gozavam da maior autoridade na Igreja. Por ser fiel a observância da lei,teve grande influência ,especialmente sobre os judeus , pois entre eles exerceu o ministério como bispo de Jerusalém,morreu mártir no ano 62 d.C.
Escreveu esta carta não muito antes de padecer o martírio e com o objectivo de fortalecer os cristãos do judaismo na fé.
Tiago dirige-se portanto as 12 tribos que estavam na dispersão(cf1,1) isto é, a todos os hebreu-cristãos dentro e fora de Palestina(Rom10,18).
O texto contém muitos hebraismos: construções hebraicas,paralelismo,parataxe, genitivo de qualidade. O autor exprime-se num grego de alto nível,apenas comparável ao de Hebreus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário