sábado

Livro dos Actos dos Apóstolos: a personagem de Gamaliel

No Livro dos Actos dos Apóstolos, Gamaliel aparece só uma vez, em Actos 6, 35-39.
1) Intervenção do Gamaliel: v.35: "... Homens de Israel, tende cuidado com o que ides fazer a esses homens! v.36: "nos últimos tempos, apareceu Teudas, que se dizia alguém e ao qual seguiram cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidários foram destroçados a nada. v.37: "depois dele, apareceu também Judas, o Galileu, nos dias do recenseamento, e arrastou o povo atrás dele. Morreu igualmente, e todos os seus adeptos foram dispersos. v.38: "E, agora, digo-vos: não vos metais com esses homens, deixai-os. Se o seu empreendimento é dos hoemens, esta obra acabará por si própria; v.39: "mas, se vem de Deus, não conseguireis destruí-los, sem correrdes o risco de entrardes em guerra contra Deus."

2) A personagem
Gamaliel I foi mestre de S. Paulo em Jerusalém. Ele era herdeiro do pensamento de Hillel e fariseu de tendência liberal e mais humana na interpretação da Lei.
Podemos dizer que Gamaliel é uma personagem que suscita a simpatia. Ele é também um homem corajoso, transparente, directo, e sobretudo, justo e clarividente, e esta afirmação verifica-se nos versículos 35 e 38: "Homens de Israel, tende cuidado ...." O versículo 35 mostra muito bem que o Gamaliel era um grande conhecedor da história do povo de Israel e um "profeta". Gamaliel é também um homem de forte personalidade, capaz de exprimir publicamente as suas convições, sem nenhum medo. é um homem livre, v. 38: "E agora eu vos digo. Ele fala aqui na priemeira personnagem no singualar, símbolo de autoridade e de liberade. O gamaliel é finalmente alguém que teme a Deus, e tem como preocupação, servir a Deus na verdade e liberdade, v. 39.
Podemos concluir, afirmando que Gamaliel era um "discípulo anónimo" de Jesus e foi certamente marcado pela pregação dos Apóstolos, e podemos verificar esta afirmação nestas palavras de Jesus: "Quem não é contra nós é por nós".

Postado por Max Armand Hugues ATANGA

2 comentários:

Cátia Sofia Tuna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cátia Sofia Tuna disse...

Acho muito inteligente da tua parte teres escolhido esta personagem. Por isso acho que foste perspicaz na tua selecção. Para além disso toda a análise que apresentaste sobre ela está bastante completa. Gostei em particular da expressão "discípulo anónimo"... o termo é muito interessante...