No Livro dos Actos dos Apóstolos, Gamaliel aparece só uma vez, em Actos 6, 35-39.
1) Intervenção do Gamaliel: v.35: "... Homens de Israel, tende cuidado com o que ides fazer a esses homens! v.36: "nos últimos tempos, apareceu Teudas, que se dizia alguém e ao qual seguiram cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidários foram destroçados a nada. v.37: "depois dele, apareceu também Judas, o Galileu, nos dias do recenseamento, e arrastou o povo atrás dele. Morreu igualmente, e todos os seus adeptos foram dispersos. v.38: "E, agora, digo-vos: não vos metais com esses homens, deixai-os. Se o seu empreendimento é dos hoemens, esta obra acabará por si própria; v.39: "mas, se vem de Deus, não conseguireis destruí-los, sem correrdes o risco de entrardes em guerra contra Deus."
2) A personagem
Gamaliel I foi mestre de S. Paulo em Jerusalém. Ele era herdeiro do pensamento de Hillel e fariseu de tendência liberal e mais humana na interpretação da Lei.
Podemos dizer que Gamaliel é uma personagem que suscita a simpatia. Ele é também um homem corajoso, transparente, directo, e sobretudo, justo e clarividente, e esta afirmação verifica-se nos versículos 35 e 38: "Homens de Israel, tende cuidado ...." O versículo 35 mostra muito bem que o Gamaliel era um grande conhecedor da história do povo de Israel e um "profeta". Gamaliel é também um homem de forte personalidade, capaz de exprimir publicamente as suas convições, sem nenhum medo. é um homem livre, v. 38: "E agora eu vos digo. Ele fala aqui na priemeira personnagem no singualar, símbolo de autoridade e de liberade. O gamaliel é finalmente alguém que teme a Deus, e tem como preocupação, servir a Deus na verdade e liberdade, v. 39.
Podemos concluir, afirmando que Gamaliel era um "discípulo anónimo" de Jesus e foi certamente marcado pela pregação dos Apóstolos, e podemos verificar esta afirmação nestas palavras de Jesus: "Quem não é contra nós é por nós".
Postado por Max Armand Hugues ATANGA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Acho muito inteligente da tua parte teres escolhido esta personagem. Por isso acho que foste perspicaz na tua selecção. Para além disso toda a análise que apresentaste sobre ela está bastante completa. Gostei em particular da expressão "discípulo anónimo"... o termo é muito interessante...
Postar um comentário