Act 10, 24: «Chegou a Cesareia, um dia depois. Cornélio estava à espera deles com os seus parentes e amigos mais íntimos, que havia reunido».
Segundo Act 10,1, Cornélio era centurião da corte chamada «italiana», como já pude descrever num post anterior. Vejamos agora de que modo o personagem Cornélio nos pode iluminar a compreensão de Actos.
Analisando o lugar teológico dos capítulos 10-11 de Act vemos que representa o ponto de viragem para a legitimação da Igreja pagã-cristã. Se em Act 9 se narra a conversão de Paulo, aqui aparece a conversão de Pedro: na visão de Act 10, 9-16, precedida pela visão de Cornélio (Act 10, 1-8), Pedro é chamado a acreditar no inacreditável, a saber, que a mesma experiência do Pentecostes no Cenáculo (Act 2, 1-13), e portanto em ambiente judaico, dá-se também em casa de pagãos (Act 10, 44-48). Pedro é chamado a fazer uma leitura da realidade: «Ora, apenas começara eu a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, assim como nós no princípio. Lembrei-me então desta palavra do Senhor: ‘João, na verdade, baptizou com água, mas vós sereis baptizados com o Espírito Santo’. Portanto, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, quem seria eu para poder impedir a Deus de agir?» (Act 11, 15-17). Desta forma, poderia avançar com uma conclusão: se em Act 10,44 se afirma que «o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra», onde por «todos» se entendem exactamente os que estavam em casa de Cornélio, então a conversão dos familiares e amigos de Cornélio passa pela sua própria conversão pessoal. Isto que dizer que, sendo ele o Paterfamilias, a sua adesão ao cristianismo implica a dos seus familiares, sobre os quais também caiu o Espírito.
Segundo Act 10,1, Cornélio era centurião da corte chamada «italiana», como já pude descrever num post anterior. Vejamos agora de que modo o personagem Cornélio nos pode iluminar a compreensão de Actos.
Analisando o lugar teológico dos capítulos 10-11 de Act vemos que representa o ponto de viragem para a legitimação da Igreja pagã-cristã. Se em Act 9 se narra a conversão de Paulo, aqui aparece a conversão de Pedro: na visão de Act 10, 9-16, precedida pela visão de Cornélio (Act 10, 1-8), Pedro é chamado a acreditar no inacreditável, a saber, que a mesma experiência do Pentecostes no Cenáculo (Act 2, 1-13), e portanto em ambiente judaico, dá-se também em casa de pagãos (Act 10, 44-48). Pedro é chamado a fazer uma leitura da realidade: «Ora, apenas começara eu a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, assim como nós no princípio. Lembrei-me então desta palavra do Senhor: ‘João, na verdade, baptizou com água, mas vós sereis baptizados com o Espírito Santo’. Portanto, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, quem seria eu para poder impedir a Deus de agir?» (Act 11, 15-17). Desta forma, poderia avançar com uma conclusão: se em Act 10,44 se afirma que «o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra», onde por «todos» se entendem exactamente os que estavam em casa de Cornélio, então a conversão dos familiares e amigos de Cornélio passa pela sua própria conversão pessoal. Isto que dizer que, sendo ele o Paterfamilias, a sua adesão ao cristianismo implica a dos seus familiares, sobre os quais também caiu o Espírito.
Um comentário:
"Pedro é chamado a acreditar no inacreditável, a saber, que a mesma experiência do Pentecostes no Cenáculo (Act 2, 1-13), e portanto em ambiente judaico, dá-se também em casa de pagãos (Act 10, 44-48)." - muito bem "captado"!
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