Bem como a Carta de S.Tiago seja pouca lida nas assembleias litúrgicas, ela trata de questões práticas. Na Carta de Tiago, não se encontra nenhuma doutrina cristã, mas encontram-se muitas coisas acerca da prática cristã. Podemos mesmo chamar a carta de Tiago, "A Epístola das obras" pois, se trata do comportamento cristão diário. Tiago, autor da Carta não é o irmão do João pois, este foi matado por Herodes (Actos 12,2). o Autor desta Carta é o Tiago de Actos 15, 13 e 21,18. Paulo chama-o:"Tiago o irmão do Senhor" en Gal. 1,19. Provavelmente, nunca foi na Judea, nem na Galileia, mas ficou em Jerusalém.
Podemos dividir a Carta de Tiago em cinco capítulos.
qual é então o carácter especial da Carta de Tiago?
A Carta não é dirigida a uma assembleia particular de crentes, nem mesmo à toda a comunidade cristã,mas às "doze tribos espalhadas" e, é esta a sua especificidade. o Apóstolos dirige então a sua Carta à nação dispersa, ao mesmo tempo, apresenta-se como o ecravo do Senhor Jesus Cristo. Podemos ver isso no início do versículo 2 quando ele escreve:"Meus irmãos". Não só pensava neles como irmãos de sangue, judeus como ele, mas também como irmãos na fé em Cristo, pois era esta fé en Jesus que os diferenciava com os pagãos.
a Carta de Tiago mostra-nos que os cristãos judeuse dos primeiros tempos estavam influenciados pelas ideias ordinárias do mundo. nos versículos 5 a 7, Tiago recorda aos seus irmãos a situaçõ real pois, os judeus ricos eram na sua maioria orgulhosos a Cristo e blasfemava o seu nome. Ora, Deus manifesta o seu amor de modo especial ao pobre (cf. Co 1, 26-31). Estes pobres escolhidos por Deus, verdadeiros cristãos, têm uma fé rica e são herdeiro do reino que há de vir.
no capítulo 4,8, a ordem está claro. a humilidade em primeiro lugar; depois a submissão a Deus que é o remédio para resistir ao diábo.
Nos versículos 11 e 12, fala da língua pois, falar mal contra os irmãos é pecar.
Depois, Tiago aborda outros temas como a piedade ( a verdadeira piedade introduiz Deus e a Sua vontade em todas as coisas).
No capítulo 5, Tiago aborda a questão das riquezas acumuladas, pois eatas não servem a nada.
Em conclusão, Tiago corobora os outros Apóstolos: Paulo, Pedro e João. Os quatro falam da iminência vinda de Jesus, com esperança imediata do crente. Temos algumas expressões que coroboram esta afirmação: "o fim de todas as coisas", "criancinhas, é a última hora", "A vinda do Senhor está próxima". Trata-se da vinda escatológica? A vinda de Jesus é a esperança dos cristãos e isto deve ser repetido hoje.
Max Atanga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário