sexta-feira

São os Actos dos Apóstolos história?

Os grandes equívocos vêm de nós percebermos a noção de história de forma errada.
Qualquer acontecimento produzido na história, para ser contado deve ser interpretado, sem uma interpretação os factos não dizem nada. A história não se escreve em abstracto, mas sob um ponto de vista, por isso é aberta porque um ponto de vista não anula outros possíveis.
Para narrar a história é preciso ter uma tese da mesma, uma compreensão pessoal do acontecimento segundo o conhecimento que se possua dos factos através do testemunho directo, sendo informado por outras testemunhas fiáveis ou investigando alguma documentação. Por outro lado é necessário percebermos que os acontecimentos não são históricos por estar colados à realidade, mas por uma experiência pessoal que permita uma visão de conjunto, desde um olhar distante, afastado.
No caso do livro dos Actos evidentemente não são história no sentido positivista do termo, dos factos brutos, como poderia ser a forma de contar os factos de um apresentador de um telejornal.
O autor dos Actos percebeu que a comunidade cristã precisava de ter uma síntese, uma referencia identitária e sentiu um apelo, uma certeza pessoal de que ele era um narrador qualificado para escreve-la. Lucas fez uma compreensão particular do núcleo fundacional do cristianismo da igreja primitiva, conseguiu escolher e decidir o fio funcional e o fio condutor dos acontecimentos e a forma de tratá-los. Não temos nos Actos uma história pura, e por isso há tanto escrúpulo em considera-los históricos, não encaixam num género fixo: nos actos há poética, há história explicativa, também há história documental, há teologia... mas esta foi a forma mais adequada que o autor encontrou para, a partir de uma visão global, transmitir a sua compreensão dos acontecimentos.
O livro dos Actos é parcial, o que não quer dizer por isso que não seja histórico. O autor escolheu um eixo, seleccionou a partir das fontes que possuía o que lhe interessava comunicar, e defendeu um ponto de vista comunicando-o a partir de um estilo, uma arte própria e umas ferramentas de linguagem particulares.

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