domingo

Personagem: Estêvão

O nome de Estêvão aparece nos seguintes versículos de Actos dos Apóstolos a saber Actos 6,5; 6,8; 6,9; 6,15; 7,2; 7,55; 7,59; 8,2; 11,19; 22,20. Estêvão era um daqueles sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria. A vida de Estêvão cria uma enorme empatia em nós. Ele viveu por Cristo fazendo milagres e maravilhas entre o povo (6,8). Estêvão pertencia a um grupo de cristãos que pregava uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, judeus que tinham vivido fora da Palestina. Os helenistas tinham uma adaptação da cultura grega.
O Estêvão é um representante do novo movimento que entra em conflito com o judaísmo de Jerusalém. A sua posição inovadora choca os anciãos e doutores da Lei. O conflito fornece-lhe a ocasião para um solene discurso diante do Sinédrio. Este discurso demonstra o novo rosto deste movimento cristão. Estêvão foi acusado pelos judeus de blasfémia e foi condenado e apedrejado.Ele é o primeiro mártir da Igreja. Ele é um verdadeiro seguidor de Cristo. Ele abraçou uma morte violenta por causa da fé e assim tornou-se um modelo ideal dos cristãos. A partir do seu martírio, o cristianismo deixa de ser uma seita interna do judaísmo. A vida e missão de Estêvão fornecem um impulso e testemunho corajoso a novos seguidores.

Daivadas Thomas

3 comentários:

Helena Franco disse...

O nosso comentário ao post do autor Daivadas supõe descentramo-nos de nós, ou melhor do nosso jeito de escrever, para acompanhar outro jeito de escrever que nos cativa pela agilidade do discurso.
Ao dizer que "a vida de Estêvão cria uma enorme empatia em nós", as palavras de Daivadas são comparáveis a uma impressão digital, marcando biograficamente o seu post.
Ora, ao terminar Daivadas diz que "a vida e missão de Estêvão fornecem um impulso e testemunho corajoso para novos seguidores". E aqui seria interessante que aludisse ao inesperado seguidor de Jesus chamado Saulo (Pauio).
É relevante afirmarmos que não só "a vida de Estêvão cria uma enorme empatia em nós", mas também as pessoas e as vidas de cada um de nós criam grande empatia, uma vez que nos deixamos interpelar por Estêvão "cheio do Espírito Santo e de sabedoria".
Bem-haja o autor de "Personagem: Estêvão" por nos mostrar Estêvão à escala da autenticidade do próprio Daivadas, que escreve sem amarras que o prendam ao chão. E, assim, Daivadas anima-nos a sermos também nós seguidores de Jesus.

Daivadas Vazhappillil Thomas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daivadas Vazhappillil Thomas disse...

Olá Helena,
muito obrigado pelo teu comentário. fiquei impressionado. Através do teu comentário mostraste um grande espírito comunitário.
muito obrigado.