quarta-feira

Lucas, o médico amado



Para nós comunidade de leitores é dia de festa. Dia de festa porquê? Porque hoje estamos a festejar S.Lucas, o autor dos actos dos apóstolos. Temos a honra de este ano podermos estudá-lo, e mais, mastigá-lo e saboreá-lo na certeza de que ficaremos mais enriquecidos com o seu testemunho.

Aqui deixo uma breve biografia de S.Lucas:

São Lucas nasceu, provavelmente, em Antioquia da Síria. Foi amigo e companheiro de São Paulo, apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo. Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte. Pertencente a uma família pagã, Lucas converteu-se ao cristianismo. Segundo São Paulo, era médico: “Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas (Colossenses” 4,14). Lucas, entretanto, é mais conhecido como aquele que escreveu o terceiro Evangelho. Segundo a tradição, escreveu o seu Evangelho por volta do ano 70. É o mais teólogo dos evangelistas sinópticos (Mateus, Marcos). Ele apresenta - nos uma visão completa do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo. Embora escrevesse mais para os gregos do que para os judeus, seu Evangelho dirige-se à todos os homens. Mostra, com isto, que a salvação que Jesus de Nazaré veio trazer dirige-se a todos os homens. É uma mensagem universal: o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19,10). De acordo com ele, Jesus é o amigo dos pecadores; é o consolador dos que sofrem. A vinda de Jesus é causa de grande alegria. O Evangelho de Lucas propõe-se como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social. Nele se cumpriu a máxima de Jesus: “bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”.

Desejo à comunidade de leitores um feliz dia.

3 comentários:

Cátia Sofia Tuna disse...

Querido Roberto,
desejo-te também um óptimo dia de São Lucas. Saliento o aspecto de fidelidade na personalidade de Lucas: "Só Lucas está comigo." 2 Tim 4,11. De facto, ele viveu com Paulo uma fidelidade concreta, como amigo e companheiro de aventuras, e uma fidelidade criativa como construtor da sua personagem nos Actos.

jtm disse...

Só agora li, mas não queria deixar de anotar e agradecer.

zeferino disse...

Ola Roberto.
É grande alegria que eu comento o teu texto. ele tem uma profundidade muito grande não só por situar s. Lucas do ponto de vista histórico, mas sobretudo por apresentar a dimensão da, salvação como algo que se dirige a cada um e também a comunidade. de facto, é este esforço de fé e de argument~ção teológica que nos faz fortalecer como leitores. (os nosos antepassados ou mais velhos diziam que: "kwata oko lukwene likaliove tchukupôla", o valeriano é capaz de traduzir em português. bom Domingo como dizia o prof. de liturgia... sempre zefe