quinta-feira

Estêvão, o primeiro mártir do cristiamisno

Estêvão
O nome deste personagem aparece em oito versículos dos Actos dos Apóstolos. O testemunho de vida dele é de uma empatia enorme, sobre tudo para quem, realmente, decidiu viver para Cristo. Estêvão é a divisão entre os que crêem e os que renegam a Cristo, os judeus. Ele foi aquele que marca ruptura entre o cristianismo e judaísmo; o Santo foi martirizado pelos judeus acusado de blasfémia sendo apedrejado por isso.
Estêvão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Também eram conhecidos como o grupo dos sete.
Passo a citar as passagens do Livro dos Actos onde aparece Estêvão:
«A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia (Act 6, 5)».
«Cheio de graça e força, Estêvão fazia extraordinários milagres e prodígios entre o povo (Act 6, 8)».
«Ora, alguns membros da sinagoga, chamada dos libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e da Ásia, vieram para discutir com Estêvão (Act 6, 9)».
«Ao ouvirem tais palavras, encheram-se intimamente de raiva e rangeram os dentes contra Estêvão (Act 7, 54)».
«E, enquanto o apedrejavam, Estêvão orava, dizendo: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Act 7, 59)».
«Entretanto, homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grandes lamentações (Act 8,2)».
«Entretanto, os que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada por causa de Estêvão, adiantaram-se até à Fenícia, Chipre e Antioquia, mas não anunciavam a palavra senão aos judeus (Act 11, 19)».
«E, quando foi derramado o sangue de Estêvão, tua testemunha, também eu estava presente, de acordo com eles, e tinha à minha guarda as capas dos que lhe davam a morte (Act 22, 20)».

Arlindo Tavares

Nenhum comentário: