Um post é sempre um corredor de palavras ao qual o prazer da descoberta nos traz.O poeta austríaco Rainer Maria Rilke cria, em torno de enigmáticos anjos, uma poesia em busca da salvação.
“Os anjos são de Rilke” dirá Manuel Alegre. E, na verdade, o filme “Asas do Desejo” rodado em 1987 do cineasta alemão Wim Wenders terá sido inspirado nas “Elegias de Duíno” de Rilke.
Em “Asas do Desejo”, o anjo Damiel (Bruno Ganz) quando se torna humano por amor a uma mulher diz: “Eu agora sei o que nenhum anjo sabe”.
“Ein jeder Engel ist schrecklich”, isto é, “Todo o anjo é terrível” como diz Rilke, na nona Elegia, pois não é possível separar a beleza do terror nem a vida da morte. Mas, a nossa condição humana é de ambivalência. É nos anjos que há indissolúvel unidade.
No entanto, os anjos de Rilke não são cristãos porque a Palavra não é a sua substância.
O Anjo do Senhor - personagem do corpo literário bíblico e, de modo mais preciso, dos Actos dos Apóstolos – é um ser atravessado pela Palavra (Logos criador). O Senhor Jesus, por amor, assume a condição humana e o Anjo torna-se tão próximo dos Homens quanto de Deus. A teofania, ou seja, a autorevelação de Deus tem, certamente, as formas de um Anjo. Podemos notar que Lucas, o autor dos Actos dos Apóstolos, situa o Anjo do Senhor no ciclo petrino. Este facto há-de estar, na sua essência, profundamente ligado à Confissão de Pedro, nos Evangelhos Sinópticos (Mt 16,16: Mc 8,29; Lc 9,20).
Para terminar, os leitores da nossa comunidade poderão tomar contacto com uma angeologia que, em nosso entender, é cristológica, nestas secções bíblicas dos Actos dos Apóstolos:
- 1,6-11
- 5,18-21
- 7,30-35
- 8,26-40
- 10,1-11,18
- 12,6-25
BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL: CARRELL, P. R., Jesus and the angels, Angeology and the christology of the Apocalypse of John, Cambridge: Universitary Press, 1997; NUNES Jr, A., O Invísivel como salvação própria in
http://www.cronopros.com.br/- 5,18-21
- 7,30-35
- 8,26-40
- 10,1-11,18
- 12,6-25
BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL: CARRELL, P. R., Jesus and the angels, Angeology and the christology of the Apocalypse of John, Cambridge: Universitary Press, 1997; NUNES Jr, A., O Invísivel como salvação própria in
HELENA FRANCO
2007-10-13
4 comentários:
Mais uma vez a originalidade da Helena veio ao de cima! Parabéns!!!
É tão bom ser reconhecida entre os meus pares.
OBRIGADA, por me dares os parabéns, quando tem tanto valor para mim partilhar aquelas coisas às quais sou sensível. Faço-o a brincar, daquele jeito que o psicanalista Rubem Alves diz, porque ele diz que Deus criou o mundo para brincar.
OBRIGADA, MARCO!
Sabemos que os anjos são muitas veses deixados de lado, esquecidos, por serem tão discretos.
Mas os anjos ensinam-nos a simplicidade. Cumprindo a missão e confiando na providencia divina, deixam aqueles a quem são enviados, sem querer mais nada senão fazer a vontade de Deus.
São verdadeiramente criaturas belíssimas.
OBRIGADA, por me acompanhares no percurso relativo aos anjos. Concordo contigo, leitor da nossa comunidade que usas o pseudónimo "personificado", em tudo que dizes no teu comentário, pricipalmente no dizeres que os anjos são criaturas belíssimas.
É a estética que mais me atrai, ao postar e ao comentar. Mas, agora, sinto a urgência de pôr mais cientificidade nos post e nos comentários.
Penso que nós todos somos convocados a seguir o nosso professor que está mais à frente, na Teologia e noutros saberes.
A última aula, no dia 18 de Outubro, levou-me a redescobrir a palavra, na sua plenitude. O vocábulo hebraico "dabar" (palavra) é etimologicamente: a essência, o âmago das coisas, o que se encontra nelas escondido. Dabar tem um sentido necessariamente místico, pois exprime o que está nas coisas.
NOTA: Vale a pena corrigir que no meu post "Actos dos Apóstolos - Outra Personagem" onde está "Logos criador" deverá estar "Dabar", em conformidade com a nossa aprendizagem na aula referida de que, nos Actos dos Apóstolos, a palavra não é joânica, ou seja, não é Logos; é Dabar, a palavra na sua plenitude. Para concluir, nos Actos dos Apóstolos, os anjos são seres atravessados por Dabar, a palavra por excelência.
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