sábado

ACTOS DOS APÓSTOLOS - Uma personagem


A personagem dos Actos dos Apóstolos sobre a qual nos debruçamos, no presente estudo, é chamada de Tabita, ou Dorcas, nome do grego do helenístico (isto é, da koiné), que significa “gazela”. A cultura hebraica já tinha anteriormente valorizado ayala, ayalah, ayalet que tem esse mesmo significado:
“Como um gamo é meu amado… um filhote de gazela (Ct 2,9)”.
“Antes que a brisa sopre e as sombras se debandem, volta! Sê como um gamo, amado meu, um filhote de gazela pelas montanhas de partilha (Ct 2, 17)”.

De olhar atrevido e tímido, a gazela é veloz, frágil, elegante e adorável. Na Tunísia, o vocábulo “gazela” é o mesmo que “mulher”.

A personagem do nosso estudo aparece no seguinte relato: At 9,36-42.

Há densidade na trama narrativa, na seguinte citação: At 9,40:
“Pedro, mandando que todos saíssem, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se então para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se”.

Tabita é uma presença feminina na Bíblia, mais precisamente nos Actos dos Apóstolos, com a beleza e a amorosidade de uma mulher que segue o Senhor Jesus. Tecelã, o seu modus vivendi consiste em atitudes e acções benignas, generosas e pacientes, as quais revelam um amor extremado.

Neste relato, o autor, através das palavras e acções de Pedro, mostra que Deus se preocupa com os seus discípulos e salva-os, dando-lhes uma vida nova, ao dar-lhes a ressurreição.

Há aqui ressonâncias veterotestamentárias com o Cântico dos Cânticos, e com foco no vocábulo “gazela”. A relação entre Deus e uma mulher chamada Tabita, ou seja, Dorcas é uma relação de amor. E esta relação é o protótipo de toda a relação de Deus com cada ser humano, homem ou mulher.

HELENA FRANCO
2007-09-29

sexta-feira

[actos]

Esta obra apresenta-se, pois, como um segundo volume da obra de Lucas, numa continuidade natural dos Evangelhos e como que registando o seu cumprimento - começa em Jerusalém, com os Doze, e termina em Roma com Paulo, como que a dizer que se realizou, pelo menos parcialmente, o programa de Jesus, no meio dos gentios (Act 28,25-28), cumprindo-se o início do livro: "Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo." (Act 1,8)

Os personagens centrais do livro são primeiramente Pedro, ao longo dos 12 primeiros capítulos, em perfeita continuidade com o seu papel nos Evangelhos; e Paulo, do capítulo 13 em diante [neste caso parece haver uma certa disparidade na sua personalidade quando comparada com as suas epístolas: o autor dos Actos não nos apresenta Paulo como um Apóstolo e com os mesmos direitos dos Apóstolos, apesar de Paulo reivindicar este título (Gl 1,17); para Lucas, o direito ao "apostolado" está ligado ao grupo dos Doze e ao testemunho directo e ocular de Jesus (Lc 1,2; Act 1,13.17.21-22); depois da visão de Damasco, Paulo é introduzido no grupo dos Doze pela mão de Barnabé; assim Paulo não é Apóstolo pela relação directa com o Ressuscitado, mas pela legitimação que recebe das "testemunhas oculares" de Jesus (Lc 1,2)] e sendo Paulo a personagem central da segunda parte, este livro coloca-se, naturalmente, entre os Evangelhos e as Cartas de Paulo no corpus neo-testamentário.

quinta-feira

Os actos dos apóstolos - resumo

O livro dos actos dos Apóstolos narra-nos os primórdios da Igreja primitiva após a ascensão de Jesus e a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Estes acontecimentos impelem-nos para a missão. O texto relata-nos a missão dos apóstolos, e de uma forma especial a figura de S. Pedro nos primeiros capítulos, a sua actuação, discursos e milagres, bem como a primitiva comunidade cristã que se estava a estruturar. Numa segunda parte, o autor fala-nos da figura de S. Paulo, fervoroso perseguidor dos cristãos. Uma vez convertido, passou a anunciar com grande zelo a Boa-Nova aos gentios, fundando Igrejas ao longo da Bacia do Mediterrâneo. Realiza várias missões apostólicas. Sofre várias perseguições e contrariedades. Por fim é preso em Jerusalém acabando por ser deportado para Roma. O autor deixa-nos em aberto o final, narrando-nos a constante perseverança e desassombro de Paulo no anúncio fervoroso de Cristo vivo e Ressuscitado por onde quer que passa e com quem se cruza.

terça-feira

A Salvação de Deus

Jesus sobe aos céus deixando, aos seus apóstolos, a missão de partir e proclamar o seu evangelho ao mundo. Chegara a hora de partir, deixar os caminhos conhecidos da Galileia onde haviam recebido os ensinamentos do Mestre e abrir novas sendas. O Messias há-de regressar, essa é a promessa, antes ainda, enviará o Espírito Santo de Deus que os guie, proteja e instrua na nova missão.
Os seus interlocutores, neste primeiro momento, os israelitas, recebem com surpresa esta comunidade nascente, mas aderem à mensagem pela graça do Espírito Santo, contudo, cedo surgem as primeiras questões entre as duas comunidades, apóstolos e fiéis são chamados a dar o seu testemunho, por vezes no sofrimento e na dor, sempre com a alegria de seguirem o Senhor.
Portadores de uma mensagem que urgia transmissão, Pedro, pedra da nova Igreja, toma a seu cargo os seus irmãos israelitas, Paulo, que de perseguidor se torna arauto, parte ao encontro de outros povos e regiões, pelo império trilho que o conduz a Roma. A mensagem tem assim dois portadores e dois destinatários típicos, Pedro aos Judeus, Paulo aos pagãos, tem também um caminho muito próprio, de Jerusalém para Roma, de uma realidade “local” para a capital do mundo conhecido. Cada um dos destinatários a recebe de forma muito própria sendo que surgem questões de interpretação que se tornam plataformas de elevação do Evangelho e da sua experiência humana para novos níveis de compreensão e vivência. As vicissitudes do caminho entre Jerusalém e Roma, peripécias entre o êxito e o fracasso convidam ao prosseguir do caminho para que todos conheçam a mensagem, a Salvação de Deus.

Os Actos dos Apóstolos

O livro dos Actos dos Apóstolos é constituída por vinte e oito capítulos, começa com um Prólogo mencionando a última aparição e acenção de Jesus. Por outro lado é apresentada a comunidade de Jesusalém e a eleição de Matias para substituir Judas. Portanto, segue o Pentecostes e o relato da actividade missionária da Igreja de Jerusalém, dirigido por Pedro, ou seja, a dos helenistas. Com Paulo o Cristianismo expande-se pela Àsia Menor sendo fundadas diversas comunidades. Finalmente, depois de serem contadas algumas premissas que explicam a missão universal como a conversão de Saulo, mas também a converção dos gentios e a fundação da Igreja de Antioquia. Paulo pelas viagens vai a vários lugares evangelizar, mostrando que o cristianismo capta-se pelo testemunho daqueles que seguiram Jesus. O relato centra-se na experiência missionária pelo o mundo gentio sendo agora o personagem central Paulo, assim terminado a narração com a chegada deste, prisioneiro, a Roma, vivendo em casa propria acompanhado por um soldado, a pregar aos romamos a Palavra de Deus.

Resumo - Actos

Em Actos dos Apóstolos – 2ª parte da obra lucana – o autor, dirigindo-se a Timóteo, refere-se ao conteúdo do seu primeiro livro. Após esta introdução narra, de forma muito viva, a descida do Espírito Santo, no Pentecostes, que vai impulsionar toda a Igreja nascente a proclamar o anúncio, dando-lhe ânimo e a força suficientes para enfrentar todas as vicissitudes.
A partir da 1ª comunidade cristã – a de Jerusalém – o Cristianismo ganhará a sua matiz universal, nomeadamente através das viagens missionárias dos Apóstolos que, entretanto, haviam imposto as mãos a sete homens escolhidos para os auxiliarem na evangelização: os diáconos.
Numa 1ª parte da narrativa, é Pedro que é realçado (capítulos 1-12); já nos capítulos 13-28, como figura central encontramos Paulo – o convertido Saulo – que, juntamente com Barnabé e Silas, bem como com outros discípulos, leva o Cristianismo “até aos confins do mundo”, sem, contudo, nunca se desligar da Igreja de Jerusalém – comunidade “modelo” que era assídua ao ensinamento dos Apóstolos, viviam fraternalmente, oravam e faziam a fracção do pão. Com a força do Espírito Santo – o verdadeiro protagonista de Actos – a Igreja nascente enfrentou perseguições, acusações do Sinédrio e martírios: caso de Estêvão.
Se Lucas não nos tivesse legado o livro dos Actos, não teríamos conhecimento da vida do cristianismo das origens, daí que este relato seja incontornável, pois é através dele que sabemos como se começou a estruturar a Igreja, como ia aumentando o número dos convertidos, os milagres e prodígios que, em nome de Jesus Cristo, os Apóstolos iam realizando. Lucas, ao evidenciar a actividade missionária de Paulo, refere as comunidades por ele “fundadas” tais como as de Filipos, Tessalónica, Corinto, Éfeso, Antioquia, entre outras.
O texto lucano não se apresenta como uma “narrativa fechada”, uma vez que, no capítulo 28, se refere que Paulo “permaneceu dois anos” em Roma e continuava a sua pregação “com o maior desassombro e sem impedimento”, não sendo indiciada a sua morte.

Apóstolos...Missão completa e a nossa!!!

Durante três anos da vida pública, Jesus começou com a fundação da Igreja. Ele começou a escolher os doze apóstolos e discípulos e entregou-lhes a sua missão (Mc 3, 13-16). Ele nomeou Pedro como responsável da comunidade (Mt 16, 18) e tornou-lhe como guardião da fé cristã (Lc 22, 31) entre novo povo de Deus. Ele torna os Apóstolos e discípulos como uma comunidade de testemunho (João 15,16) e prometeu-lhes o envio do Espírito Santo, que ajudará na realização da sua missão (João 16,13). Nesta realização da missão de Cristo encontramos grandes personagens, Pedro e Paulo. Pedro concentra a sua evangelização aos Judeus e Paulo torna-se Apóstolo dos Gentios (Gal 2, 7-8). Os Actos dos Apóstolos é um livro que segue os evangelhos e muito tem a ver com o evangelho de São Lucas. Algumas escolas dizem que Actos do Apóstolos é a segunda parte de evangelho de Lucas. De qualquer maneira no início de segundo século o livro de Actos dos Apóstolos já era um livro separado. Assim como o autor é São Lucas dedica uma grande parte do seu trabalho para são Paulo e são Pedro. Com algumas excepções S. Pedro domina os primeiros 12 capítulos e Paulo domina os restantes capítulos.
De ponto de vista geográfico, os Actos dos Apóstolos encaminha-nos de Jerusalém pela Judeia e da Samaria para Roma. Nos primeiros sete capítulos a concentração centra-se em Jerusalém, de capitulo oitavo e seguintes a Igreja enraíza-se na Judeia. Na Samaria e ao longo da costa. Do capítulo 13 adiante acompanhamos Paulo à Ásia Menor, à Grécia e finalmente no capítulo 28 a Roma ao palácio imperial, em outras palavras, no coração do mundo pagão.
Thumma Dayakar Reddy