segunda-feira

Actos dos Apóstolos, história?

É o livro dos Actos dos Apóstolos história? Sim, é história. Mas a história que nos conta não procura ser história de um ponto de vista histórico, mas, o que Lucas pretende é relatar uma história de um ponto de vista telógico.
Procura seguir um fio condutor em toda a sua obra que se encontra enraízada na ressurreição de Cristo. Este é o grande acontecimento e é a partir dele que a Igreja se mobiliza e nisto faz-se história. Lucas não inventa um novo género para relatar os factos, o modo como ele o faz é que é original.
Como qualquer historiador, Lucas, também teólogo, procura relatar os factos com objectividade e vivacidade. Com arte, conta-nos, e bem, a história das origens do Cristianismo e o seu desenvolvimento, assim como as dificuldades e tribulações vividas daquela pequena comunidade que se estava a formar e a expandir.
É um história que não procura apenas relatar os factos acontecidos. Nela encontramos uma pretenção muito maior. Pela forma como está escrita, Lucas quer fazer-nos participantes dessa mesma história que tem a ressurreição de Cristo como acontecimento central e motor para toda a história e que vem até aos dias de hoje, podemos ver isto no facto do livro ficar em aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário